Página inicial > Notícias Destaque > Professora da Ufam é eleita para presidência da Associação Brasileira de Literatura Comparada, em Salvador – BA

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 13h45 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 17h51 | Acessos: 1636

Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) da área de Letras/Literatura participaram do último Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada, em Salvador – BA, e foram eleitos para a gestão do Congresso para 2024-2025.

Com o apoio dos reitores da Ufam e UEA, a chapa de professores das duas universidades foi eleita para a Gestão da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC - no biênio 2024-2025). Além das demais obrigações na gestão da maior Associação de Letras do país, a equipe será responsável por trazer para a Ufam o XIX Encontro ABRALIC, em 2024, e o XIX Congresso Internacional da ABRALIC, em 2025. Os eventos da Associação costumam trazer grandes nomes internacionais e nacionais da área e atraem mais de mil participantes por edição.

“A Associação Brasileira de Literatura Comparada, após navegar por outras regiões do país, retorna para o Norte, desta vez para o Amazonas, onde ficará por dois anos, na realização de dois congressos com cores, sabores, navegações, expansão, ritmos, redes, povos, diversidade e tudo mais que abraça os estudos literários. A região Norte é lugar da floresta, de águas, de barrancos, de embarcações, de fronteiras, de muitos povos, de muitas culturas, de muitas línguas, de riquezas, de sabores, de aromas, de histórias de confrontos, de invasões, de exploração, de ambição, de mortes. Passamos por momentos lamentáveis e perdas criminosas; de um passado antigo e constante de etnocídio a um passado recente de mortes televisionadas e compartilhadas em redes sociais por falta de ar, por falta de oxigênio e pela morte do povo Yanomami, abandonados pelo poder público. Entendemos que é hora de trazer a ABRALIC para esse lugar que pulsa vida, uma vida constantemente ameaçada, para aqui e daqui vivermos a Literatura Comparada em teorias, métodos e leituras plurais que alimentam e dão oxigênio para tantos povos. Assim convidamos a todas as pessoas a celebrar nossos povos, nossas culturas, nossas histórias, nossas literaturas em redes, margens e rios”, destacou a professora Cássia Nascimento.

A docente também ressaltou o trabalho a ser desenvolvido com a vinda do Congresso para a região Norte. “Queremos nos anos de 2024 e 2025 tornar o Amazonas o lugar de encontro de quem lê, produz e estuda Literatura e Cultura no Brasil e no Mundo. Herdamos da gestão 2022-2023, ‘A Literatura Comparada e a invenção de um mundo comum’, a força da resistência da pesquisa em Letras em tempos sombrios, de um governo que instituiu uma necropolítica, da qual a educação brasileira foi alvo. Desse tempo, ainda precisamos chorar as vidas daqueles que foram assassinados durante a Pandemia, mas sentimos também a necessidade de falar e de encontrar os colegas em eventos on-line e no presencial. Com certeza, os abraços foram muitos e mais gostosos que nunca neste ano. Nada paga o prazer de entrar nos auditórios e nas salas para sentar ao lado de pessoas queridas, tirar fotos ou de reconhecer pessoas que só víamos em pequenas janelas de encontros virtuais. Pelas águas dos rios e pelos fios das redes, levaremos para o Amazonas esse afeto que nos fortalece. E será neste momento de otimismo, diante de um país que se reconstrói, que a gestão no Amazonas se prepara para atrair os olhos do mundo para as literaturas de todos os povos, com as lunetas e os microscópios de leituras que a Literatura Comparada possibilita”, completou.

Chapa eleita no Congresso 2023 para  gestão 2024-2025 – Redes, Margens e Rios

• Cássia Maria Bezerra do Nascimento – PPGL - Ufam