Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Icomp recebem visita de representantes da Motorola americana

Ufam e Icomp recebem visita de representantes da Motorola americana

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h39 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h39 | Acessos: 998

Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

A Ufam e o Instituto de Computação (Icomp) receberam, na manhã de terça-feira, 6, a visita de dois representantes da empresa Motorola vindos da sede nos Estados Unidos da América. O propósito da visita é fortalecer a parceria firmada há dois anos e conhecer a Universidade, o Instituto e como as atividades são desenvolvidas in loco. A recepção ocorreu no auditório 1 do Icomp, situado no setor Sul do campus universitário de Manaus.

Bill Ryan, diretor sênior, e Chavdar Ivonov, gerente de mobilidade, da Motorola americana, participaram do encontro com gestores da Ufam e membros da comunidade do Icomp para conhecer os projetos desenvolvidos em parceria com a empresa que atua na Zona Franca de Manaus.

Presente ao evento, o reitor Sylvio Puga falou sobre o significado de parcerias firmadas entre a Universidade e empresas como a Motorola. “A Universidade, por meio do Icomp, tem parcerias com empresas e essa é uma atividade que representa o aprofundamento de um diálogo com a Motorola e é claro que eles vão ao longo desse workshop, dessa apresentação, aprofundar, dialogar sobre projetos de interesse da Instituição e da empresa. Então, na medida em que esse diálogo é aprofundado, vão surgir oportunidades de novas parcerias e essas parcerias serão espraiadas, os seus resultados, para os nossos alunos de graduação, de pós-graduação do instituto, de pós de outros cursos que tenham interface, portanto ganha a sociedade com novos produtos e serviços que poderão ser criados e também a Universidade e a Motorola na medida em que essa interação cria um processo de sinergia com o nosso público interno e externo”, expôs o gestor. “E os alunos terão a oportunidade de estarem lidando com tecnologia de ponta e produtos também, e isso aumenta cada vez mais a qualidade da formação oferecida pela Ufam em nível de graduação e de pós-graduação também”, completou.

Para o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal Chaar, a Protec tem dado todo o suporte necessário para que o Icomp, assim como as demais unidades acadêmicas, realize suas iniciativas em inovação da melhor forma possível. “O Icomp tem atuado com bastante competência, tem tido muita força com os projetos, com as empresas do setor de informática, principalmente, com os incentivos da Lei de Informática, e a Motorola tem apoiado com aporte de recursos visando à formação dos estudantes com excelência na área da computação e afins”, disse. “E a Protec apoia todos esses projetos no sentido de fazer a tramitação, a regulamentação junto à Universidade, celebrar os convênios, contratos, fazer a avaliação do mérito junto à Câmara de Inovação e apoiar em tudo o que o instituto precisa em termos administrativos, e de política, para que os projetos aconteçam e que continue nessa tocada de atrativo das empresas do Polo Industrial de Manaus e agora vindo a empresa com a matriz nos Estados Unidos isso ganha importância fundamental tanto para o Icomp quanto para a Ufam” informou.

Coordenadora do projeto Swperfi, a professora Rosiane Freitas explicou que a visita foi programada para celebrar o mais novo passo dado na parceria entre Ufam e Motorola que é a realização de um programa de estágio na sede da empresa norte-americana, em Chicago, oferecido a estudantes da graduação e pós-graduação do Icomp. “Nós estamos recebendo gestores da Motorola Mobility dos Estados Unidos e estamos celebrando uma parceria com eles que é um estágio de pesquisa e desenvolvimento com inovação tecnológica, ou seja, nossos alunos de doutorado, mestrado e graduação irão passar um tempo na Motorola dos Estados Unidos realizando suas pesquisas, seus testes, então, isso é uma ação que histórica e nós estamos muito contentes em recebê-los aqui”, contou a docente. “Eles querem nos conhecer mais, aventar outras possibilidades, então, é um prazer enorme tê-los conosco hoje”, afirmou.

Após a primeira parte da programação, Bill Ryan, diretor sênior da Motorola americana, se declarou impressionado com tudo o que viu e aprendeu sobre a Ufam. “Esta é a minha primeira visita à Universidade e ao Brasil também. A Universidade é impressionante. A localização na floresta é muito especial. Minha visita a Manaus tem sido muito especial e é uma área maravilhosa do Brasil e eu não vejo a hora de voltar” [tradução nossa], revelou. Os projetos desenvolvidos são de áreas corretas para construir essa relação entre a academia e a indústria. É uma boa parceira para ajudar a desenvolver o elo entre o tipo de habilidades que nós precisamos nos centros de desenvolvimento de dispositivos móveis hoje. “E o que nós ganhamos é acesso para ajudar a construir o talento que todos precisam para o futuro”, [tradução nossa] finalizou.