Página inicial > Notícias Destaque > Reitor participa de Sessão Especial na Aleam em comemoração aos 82 anos do curso de Serviço Social da Ufam

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 11h11 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 10h24 | Acessos: 521

Ao lado de representantes do curso de Serviço Social, o reitor recebeu a honraria concedida pela Aleam

Texto e fotos: Aleam

Edição: Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Os 82 anos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram celebrados em uma Sessão Especial nesta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).  A homenagem teve iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT).

Durante a Sessão Especial foram entregues 14 certificados às assistentes sociais e uma placa comemorativa à Universidade Federal do Amazonas.  O reitor da universidade, professor Sylvio Puga, recebeu a honraria ao lado de representantes do curso de Serviço Social.  Em seu discurso, o reitor destacou a complexidade do trabalho dos assistentes sociais, ressaltando a necessidade do largo conhecimento do homem e da sociedade, possuindo métodos especiais de ação para atacar os males sociais em suas origens. “Em 1941, os problemas sociais já aconteciam, e eles se repetem até os dias de hoje, de outras formas”, disse, falando que em épocas passadas ocorreu o entendimento de que era preciso, como em qualquer profissão, formar trabalhadores para atuar na área. “Era preciso formar pessoas, e essas pessoas são fundamentais na construção de políticas públicas voltadas para o bem-estar social”, apontou o reitor, afirmando que a Ufam cumpre seu papel educacional e social.

Serviço Social no Brasil

A primeira escola de Serviço Social no Brasil é datada de 1936, tendo sido fundada na cidade de São Paulo (SP), e apenas cinco anos depois, em 15 de janeiro de 1941 foi criada a Escola de Serviço Social do Amazonas, com o propósito de preparar mão-de-obra qualificada para o trabalho na assistência social. Em 1968, essa escola foi incorporada à Ufam, que até os dias atuais é a mais importante instituição de ensino superior do estado a ofertar o curso de Serviço Social. “O serviço social é uma função humana que visa sanar ou minorar os males sociais”, disse o deputado Sinésio Campos, acrescentando que além das ações que buscam melhorar a condição de vida do indivíduo, há também o objetivo de readaptar e reintegrar o indivíduo ao convívio em sociedade. Em razão da relevância desta categoria de profissionais, o deputado destacou a importância de reconhecer e homenagear a instituição que forma, que qualifica esses trabalhadores.

Seas

Representando o governador Wilson Lima, o secretário Executivo da Secretaria de Assistência Social (Seas), Anderson Oliveira de Souza, destacou a importância do assistente social na promoção do bem-estar social e garantia dos direitos humanos, contribuindo para a construção das políticas públicas de intervenção e mudança da realidade social das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Parabenizo a Ufam, são 82 anos formando profissionais que hoje atuam diariamente nas políticas públicas e projetos, como, por exemplo, da insegurança alimentar, segurança e saúde”, disse o secretário.