Página inicial > Notícias Destaque > Reitor assina Protocolo de intenções com a Sustentec, empresa especializada em PD&I

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2023, 16h23 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 10h59 | Acessos: 1087

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam

A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a empresa Sustentec, empresa pioneira na integração de Ciências, Indústria e Tecnologia, aconteceu na tarde desta sexta-feira, 2 de junho de 2023, no gabinete da reitoria, localizada no Setor Norte do Campus Universitário.

O objetivo do Protocolo de Intenções é formalizar o interesse dos partícipes em conjugarem esforços, através da utilização conjunta da experiência e da especialização de cada um, no sentido de viabilizar a realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação incentivados pela Lei da Informática, e suas respectivas alterações, e Projetos Prioritários (PPIs), com uso ou não contrapartida Embrapii, bem como projetos incentivados por outras leis (Lei do Bem e Finep) e projetos não incentivados.

O reitor, professor Sylvio Puga, entende que com a assinatura do protocolo de intenções será possível compartilhar experiências de especialização, no sentido de viabilizar a realização de projetos de pesquisa. “Então, é mais um instrumento de desenvolvimento de PD&I, no qual a Pró-Reitoria de Inovação Tecnologia (Protec) está se valendo para ampliar a nossa participação nesse processo”, disse Sylvio Puga.

Nesse aspecto, Sylvio Puga acredita que com isso, a Ufam está criando mais um parceiro, no sentido de a Universidade ter maior alcance com relação às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Para a Administração Superior é motivo de satisfação de estarmos assinando o Protocolo de Intenções”, disse o reitor que destacou a interlocução realizada pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), em que  desempenhou como facilitador nesse processo de tramitação”, completou.

A sócia e responsável pela área de gestão e consultoria da Sustentec, Renata Fonseca, explicou que a empresa é uma consultoria de Lei de Informática, de leis de incentivo com foco na lei de informática tanto na Amazônia quanto em nível nacional. “A assinatura do Protocolo de Intenções junto à Ufam é um desejo antigo que se concretiza, no sentido de apoiar cada vez mais a estratégia da Universidade no relacionamento junto às empresas do Polo Industrial de Manaus para o desenvolvimento de projetos de inovação”, expôs a gestora.

A satisfação junto às empresas, focada em parcerias de sucesso envolvendo bons projetos, valor agregado e o cumprimento da legislação são ganhos nas parcerias. A gestora disse que a Sustentec atua como facilitadora desde o início até o final do projeto, ou seja, desde a ideação do projeto com apoio ao coordenador, como na escrita da documentação, no diálogo com a empresa e assinatura efetiva do convênio.

De acordo com Renata Fonseca, a Protec será o ponto focal entre a Ufam e a Sustentec que juntas identificarão as Unidades, os professores, pesquisadores, núcleos que possam trazer ideias de projetos para que posteriormente, possam ser maturadas e, consequentemente, compartilhar junto "às empresas do PIM. “A Ideia que possamos desenvolver de forma descentralizada, em que vários grupos e núcleos possam participar”.

A Arii vem desenvolvendo um papel importante nesse processo em que intermediou a elaboração do termo de cooperação para que a parceria entre em vigência. Cristiane Teixeira, servidora da Arii, responsável pelo processo de interlocução junto a empresa, acredita no sucesso dessa parceria.