Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza outorga de grau a novos pedagogos da Faculdade de Educação

Ufam realiza outorga de grau a novos pedagogos da Faculdade de Educação

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 14h50 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 10h40 | Acessos: 918

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom Ufam

21 novos pedagogos receberam a outorga de grau em cerimônia realizada nesta terça-feira, 23, no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário

A cerimônia de outorga de grau aos formandos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas, do primeiro semestre do ano de 2022, foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victória.

A mesa de honra estava composta pelos seguintes convidados: o paraninfo e coordenador de curso, professor Márcio de Oliveira, a coordenadora do curso, professora Thaiany Guedes da Silva, a patronesse da turma, professora Agida Maria Cavalcante dos Santos (in memória) e a  homenageada com o nome da turma, professora Nadia Maciel Facão.

O reitor, professor Sylvio Puga,  em pronunciamento, rendeu homenagem ao servidor Roberto Mendes pelos serviços prestados à Universidade que continua desenvolvendo suas atividades na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg). Ele afirmou que os formandos estão envolvidos em um rito de passagem de entrada e saída no cerimonial que os qualifica como pedagogos. Puga lembra que quando o aluno ingressa na Universidade era realizada de forma presencial, mas, por conta da Pandemia da Covid-19, esse serviço está sendo realizado de forma on-line.

“Hoje, vocês estão preparados não mais com os medos do passado, mas com a certeza de que foram formados na melhor universidade do Amazonas, que é a Universidade Federal do Amazonas. Orgulho de nossa Faced!”, completou o reitor.

Sylvio Puga dá importância a Faced pelo simples fato de passarem naquela Faculdade nomes da Educação amazonense. “E, continuam passando, vocês também continuam passando...E a Faced continua aberta, para o mestrado e doutorado”

“Os novos pedagogos foram forjados em momento difícil, momento da pandemia, no entanto, nós superamos tudo isso e vamos continuar vencendo”, disse o reitor aos recém pedagogos que os recomendou não ter medo porque onde estiveres têm a marca da Ufam, pois, o diploma que levam é disputado pelo mercado de trabalho.

O diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victória, disse que o processo formativo não é feito somente de calmarias, mas de  tempestades, assim como a vida. Para ele, a cerimônia de outorga é um momento celebrativo; principalmente, para aqueles que acompanharam todo o processo formativo.

“Então, hoje é um dia de vocês celebrarem. Celebrem, festejam, se emocionem, vocês têm todo o direito de viver todos esses mistos de alegria”, expôs.

O professor Márcio de Oliveira, paraninfo da turma, disse que a solenidade de colação de grau tem sua importância, e que a mesma é um divisor de água, pois considera que é um momento de finalização de um ciclo e início de outro. Para ele, é um ponto de partida para viagens mais longas, em que cada profissional formado pela Ufam, saíra com a responsabilidade de exercer de forma exemplar.

Confira a lista dos formandos do curso de Pedagogia, do primeiro semestre do ano de 2022:

1. AMANDA THALIA OLIVEIRA DE SOUZA
  2. ARIELLY KARLA SANTANA RETROZ