Página inicial > Notícias Destaque > Progesp realiza plenária para apresentar o Plano de Gestão por Resultados e a Política de Gestão de Pessoas da Ufam

Publicado: Terça, 09 de Maio de 2023, 11h07 | Última atualização em Terça, 09 de Maio de 2023, 11h07 | Acessos: 676

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Apresentar à comunidade acadêmica duas importantes iniciativas na área de gestão de pessoas, a primeira Política de Gestão de Pessoas da Ufam (PGP) e o Programa de Gestão por Resultados (PGR), é o objetivo da plenária realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) no dia 16 de maio, das 9h às 12h, no Auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Todas as categorias de profissionais da Ufam estão convidadas para o evento.

“A Política de Gestão de Pessoas é um conjunto de princípios e diretrizes que orientam as práticas em gestão de pessoas e visam à obtenção de resultados almejados pela organização, pelos integrantes da equipe de trabalho e pela sociedade”, informa o Thiago Cavalcante, psicólogo Organizacional e do Trabalho, da Progesp. “É a primeira da Ufam. Ela trata de servidores ativos e aposentados, estagiários, comissionados, cedidos para Ufam, terceirizados, enfim, todos os trabalhadores. Ela foi prevista no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional] 2016-2025. Passou pelo Consuni [Conselho Universitário] e foi aprovada como Resolução Nº 15, de 14 de junho de 2021. Nosso objetivo na reunião vai ser apresentá-la oficialmente para comunidade e dar ampla divulgação”, completa.

“O PGR é um instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade”, define o servidor da Progesp. “É um modelo de trabalho que pode ser remoto integral, parcial ou presencial, onde os servidores pactuam metas de trabalho e que devem ser entregues no prazo estabelecido (resultados). Os servidores utilizam ferramentas de comunicação institucionais visando estabelecer uma comunicação efetiva. Reforça-se que não deve ser reduzida a capacidade de atendimento. A gestão é realizada por meio do sistema SUSEP, pelas ferramentas de comunicação e reuniões com os gestores e equipe”, detalha.

De acordo com Thiago, a Progesp irá levar para a plenária os resultados do estudo de viabilidade técnica do PGR adotado em alguns setores da Universidade. Na ocasião, os participantes poderão tirar dúvidas sobre o programa bem como demonstrar interesse em ingressar na modalidade.

Sobre a PGP, acesse: https://progesp.ufam.edu.br/cgep/politica-de-gestao-de-pessoas.html

Sobre o PGR, acesse: https://progesp.ufam.edu.br/programa-de-gestao-teletrabalho.html