Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam sedia Primeira Reunião Ordinária do FORPLAD 2023
Início do conteúdo da página

Ufam sedia Primeira Reunião Ordinária do FORPLAD 2023

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 09h42 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2023, 11h51 | Acessos: 676

Encontro, que reúne pró-reitores de Administração e Planejamento das Universidades Federais de todo o Brasil, acontece de 12 a 14 de abril, no auditório Eulálio Chaves. Encontro é a oportunidade para troca de experiências exitosas entre gestores das Universidades Federais.

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebe pró-reitores de Administração e Planejamento das Universidades Federais de todo o Brasil para uma reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais  de Ensino Superior (Forplad).

A primeira Reunião Ordinária do Forplad de 2023 será realizada de 12 a 14 de abril, no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas, no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

As reuniões do Fórum acontecem três vezes ao ano e objetivam estudar e propor soluções para os problemas relacionados aos Institutos e Universidades Federais, promover intercâmbio de experiências e conhecimentos, consolidar e divulgar documentos, assessorar os dirigentes das Universidades e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário da Andifes.

A Pró-Reitora de Administração e Finanças, professora Angela Bulbol de Lima, acredita no caráter estratégico da reunião e, com a discussão de políticas públicas, na possibilidade de acertos e resultados para a gestão. “Cada momento experiencial em uma região fora da sua realidade física e organizacional, propicia uma vivência num ambiente específico e com características culturais, artísticas e turísticas também próprias. O Forplad no Amazonas pretende ser uma imersão na Amazônia; na sua realidade e em seus desafios. Nossa programação inclui além da temática, técnica e gerencial, espaços de conhecimento e difusão da realidade no Amazonas; seu parque industrial, potencialidades regionais e oportunidades para parcerias com os complexos industriais aqui instalados, através de consolidação de acordos de cooperação internacionais com o potencial de alavancar o desenvolvimento científico e estender seus benefícios à região e ao ambiente de dirigentes que aqui estarão”, destaca Bulbol.

Expectativa

A programação da 1ª reunião ordinária do Forplad conta com apresentações e atividades culturais, visitação ao Teatro Amazonas e ao Largo de São Sebastião, apresentação institucional do reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, palestras sobre boas práticas de gestão, sistema orçamentário, perspectivas para o Ensino Superior e planos de desenvolvimento e reuniões das comissões temáticas para pensar a Universidade do Futuro.

Entre as autoridades, estarão presentes o Subsecretário de Planejamento e Orçamento (SPO) do MEC, Adalton Rocha de Matos e Leandro Brum, Auditor Diretor da 4ª Diretoria Técnica do Tribunal de Contas da União – TCU. 

Compartilhamento de experiências exitosas

A Pró-Reitora de Planejamento da Ufam, professora Maria da Glória Vittorio Guimarães, explica que o Forplad é um evento nacional que aborda temas relacionados a orçamento e finanças públicas, planos de desenvolvimento institucional, estratégias de atuação e propõe soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das IFES. “O Fórum busca oportunizar o compartilhamento de experiências exitosas, rodas de conversa com especialistas na área e discutir a necessidade urgente da recomposição orçamentária das Universidades Federais. Acredita-se que as palestras serão muito produtivas, as comissões devem apresentar encaminhamentos para avançarmos nas pautas emergentes junto ao Governo”, comenta.

Caminho das IFES

Dentro da programação cultural, a 1º reunião ordinária do Forplad em 2023 inclui o plantio de mudas, onde cada gestor, representante de uma Universidade, poderá fazer o plantio de uma espécie da flora amazônica, exercitando, dessa maneira, a experiência de deixar sua contribuição  ao ecossistema em que se insere o Campus da Universidade. Confira a programação completa no site da Proplan .

Grupos de Trabalho

Nesta segunda-feira, 10, o FORPLAD iniciou com a reunião antecipada dos Grupos de Trabalho. O coordenador do Grupo de Trabalho Manutenção, Obras e Infraestrutura, professor Heber Martins de Paula, da Universidade Federal de Catalão (GO), destacou as principais discussões em pauta no primeiro encontro dos GT’s. “Nossas discussões de hoje se concentram nos principais problemas que se apresentam nas obras públicas realizadas dentro das universidades e aproveitamos esse encontro para avaliarmos juntos as possíveis soluções para esses problemas”, ressaltou o coordenador, que proferiu a palestra “Diagnóstico dos setores de infraestrutura das universidades federais e seus principais desafios”.

Nesta terça-feira, 11, a reunião do GT Manutenção, Obras e Infraestrutura continua com a palestra “Importância da equipe técnica de planejamento, fiscalização e de manutenção na garantia adequada das condições de uso das edificações públicas” e do minicurso “Gestão e Práticas Sustentáveis para Universidades”.

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página