Página inicial > Notícias Destaque > Assessoria de Relações Internacionais realizou o evento ‘Acolhida aos estudantes estrangeiros' no Campus

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 15h03 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 15h14 | Acessos: 763

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom   fotos: Juscelino Simões

A Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais da Universidade Federal do Amazonas (ARII/Ufam) realizou nesta de quarta-feira, dia 5 de abril, no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), no setor Sul do Campus Universitário, o evento ‘Acolhida dos estudantes estrangeiros’.

A recepção ocorreu com a apresentação dos estudantes que são oriundos do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC G), provenientes dos países com os quais o Brasil mantém o Acordo de Cooperação Educacional, Cultural, Científico ou Tecnológico.

O objetivo principal foi receber os estudantes, integrá-los junto à comunidade acadêmica, proporcionando um espaço de diálogo entre a Ufam e o acadêmico. Visando a sua integração, acomodação, orientações sobre regularização junto aos órgãos competentes e dentre outras recomendações necessárias à vida acadêmica. Participaram do evento estudantes da República do Congo, Timor Leste, Peru, Haiti, Camarões, Moçambique, Benin, entre outros países.  Os discentes fazem parte dos programas PEC-G, PRÉ-PEC G e GCUB-Mob. Além disso, os estudantes do PRÉ-PEC, atualmente estão cursando o curso de Português para Estrangeiros, pré-requisito para o Programa PEC-G.

A mesa de abertura do evento foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucional da Ufam (ARII), professor Henrique Pereira, e contou com a participação da pró-reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Klisia de Aguiar Gonçalves Ferreira, da diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação (DAV) da Propesp, professora Adriana Malheiro Alle Marie (representou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Selma Baçal), do diretor da Faculdade de Letras da Ufam, professor Robert Langlady Lira Rosas, e da diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), professora Karime Bentes.

“Após o segundo ano estando à frente da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) realizamos o segundo evento para acolher os estudantes estrangeiros que estão chegando e os que já estão na Universidade. É um dia particularmente especial para a Assessoria, um dos grandes objetivos é ampliar a mobilidade internacional discente na Ufam, porque decidimos pela segunda vez receber formalmente a todos os estudantes estrangeiros que a Ufam recebe este ano. É um dia para dar visibilidade, celebrar a presença dessa comunidade de estudantes estrangeiros. Queremos que todos eles, que todas elas, se sintam acolhidos, se sintam à vontade, e que a Universidade cada vez mais se torne esse ambiente de tolerância, inclusão e convívio intercultural”, destacou o assessor da ARII, professor Henrique Pereira.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou que o evento é para mostrar para a sociedade o papel da diversidade cultural na Instituição. “O evento tem o objetivo de mostrar para a sociedade o papel da Universidade na promoção da diversidade cultural no ambiente acadêmico. Nossa equipe está aqui para tirar dúvidas e acolher os estudantes da melhor forma. A nossa Universidade tem uma raiz indígena, mas também temos um papel importante em relação à África que é o resgate de nossa própria história. A partir de agora vocês adentraram a Ufam, vão conviver nos mais diversos cursos e ambientes. Vocês vão ter uma rica experiência na vida de vocês por estarem com a gente”, disse.