Página inicial > Notícias Destaque > Ufam mantém conceito 4 no Índice Geral de Cursos aferido pelo MEC

Ufam mantém conceito 4 no Índice Geral de Cursos aferido pelo MEC

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 16h43 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 17h50 | Acessos: 1674

Indicador do Ministério da Educação, que utiliza escala que vai de um a cinco, sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado das instituições de ensino superior do país

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do MEC

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), avaliado pelo Ministério da Educação (MEC).

O instrumento é construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição e sintetiza, em um único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior.

CPC

Além do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referentes a 2021, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), também divulgaram, na última terça-feira, 28, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2.130 cursos de instituições públicas federais, dos quais 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 (59,2%) e 62 na faixa 5 (2,9%).

Na avaliação do CPC, a Ufam teve 32 (trinta e dois) cursos avaliados sendo 29 (vinte e nove) na modalidade presencial e 3 (três) na modalidade à distância, entre eles, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Pedagogia e Música e obteve 97% (noventa e sete por cento) do conceito igual ou superior a 3. O curso de Artes Visuais, do município de Parintins, que tirou o conceito 2 no CPC, porém, foi avaliado recentemente in loco e o Conceito do Curso (CC) é 4. Confira a lista completa de cursos da Ufam avaliados e os respectivos conceitos.

Com relação ao índice do CPC do ano anterior à 2021, os cursos na modalidade presencial da UFAM tiveram os seguintes resultados: 4 (quatro) cursos aumentaram, 22 (vinte e dois) permaneceram iguais e somente 3 (três) diminuíram.  Este é um bom resultado, considerando os desafios enfrentados, como realizar o trabalho em um contexto pandêmico, onde todas as reuniões com os coordenadores e alunos foram remotas, sendo a internet um dos fatores mais limitantes, além do fato que de que muitos não conheciam os procedimentos e as diretrizes do Enade.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, comemora a performance da Ufam nos indicadores do MEC. “Os resultados do IGC Ufam e CPC dos Cursos demonstram o compromisso institucional com a qualidade do ensino superior balizados pelos indicadores do Inep/MEC apreendidos pelos gestores das Unidades Administrativas e Acadêmicas, Comissões, Órgãos Suplementares, com destaque para os segmentos discente, docente e técnico-administrativo, tidos como um time de alta performance.”, declarou a autoridade universitária.