Página inicial > Notícias Destaque > Ineditismo - Aula inaugural do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia, em São Gabriel da Cachoeira, será proferida pela professora Dra. Iraildes Caldas, no dia 20 de março

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 12h46 | Última atualização em Quinta, 09 de Março de 2023, 12h07 | Acessos: 1366

Veja programação do evento

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Amazonas (IFCHS/Ufam), professora doutora Iraildes Caldas Torres, profere a aula magna de abertura do ano letivo acadêmico do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), no dia 20 de março, às 9h30, na Casa do Saber da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), localizada na Rua Álvaro Maia, 79, no município de São Gabriel da Cachoeira (AM).

A professora Iraildes Caldas antecipa algumas informações quanto à temática que centraliza a pesquisa como promotora do conhecimento. Com o título “Educar para a Ciência: a pesquisa e a interdisciplinaridade”, a docente acredita que a pesquisa é fundamental no nosso cotidiano, pois, segundo ela, somente através dela que se pode construir o conhecimento. Caldas entende que a pesquisa é “antes de tudo, um diálogo crítico com a realidade, uma constante para se obter um resultado oriundo da elaboração de diagnóstico e da capacidade de intervenção por parte de tomadores de posição”.

A oferta de cursos de pós-graduação no interior do Estado já é uma realidade. Para a pesquisadora, a pós-graduação no interior do Estado é um empreendimento tardio. “Só avançaremos no desenvolvimento local e regional se formarmos pesquisadores de excelência, cérebros pensantes (capital social) capazes de pensar a região e propor estratégias para a elaboração de políticas públicas”, disse.

“A pós-graduação é o caminho do desenvolvimento”, afirmou a docente que acredita que mestres e doutores elevam a qualidade das instituições, contribuem para o avanço dos povos, com impactos sociais, econômicos e culturais significativos na vida dos habitantes das comunidades e das pequenas cidades. “Um repto inadiável que potencializa o desenvolvimento humano de nossa gente afasta dos grandes centros. A pós-graduação é para todos e todas e não só para o povo das capitais, dos grandes centros. A Ufam com essa expansão para o interior, cumpre a sua missão universitária, abre-se para a política de inclusão, atingindo fortemente os povos originários, historicamente excluídos dos processos educacionais”, expôs.

Sobre a Palestrante

A professora Iraildes Caldas Torres possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia, Teologia, Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1987); Bacharelado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia Teologia Pastoral e Ciências Humanas da CNBB (1989); Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Amazonas (1991); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1998); Doutorado em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), e Pós-Doutorado na Université Lumiére de Lyon 2, na França (2015). É professora titular da Universidade Federal do Amazonas.

Possui experiência nas áreas de Sociologia, Antropologia, Etnologia Indígena e Serviço Social atuando principalmente nos temas de gênero e manifestações simbólicas; trabalho, movimentos e práticas sociais na Amazônia. Tem desenvolvido ao longo de sua trajetória várias pesquisas nos temas de gênero, política e poder, com o apoio do CNPq e da Fapeam. Exerceu o cargo de Diretora da Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA) no período de 2009 a 2013. Exerceu a coordenação do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas, no período de 2016 a 2021.

É Membro da Academia de Letras do Brasil. Atualmente é vice-presidente da ABEPPA - Associação Brasileira de Escritores e Poetas da Pan-Amazônia.