Página inicial > Notícias Destaque > CNPq divulga inscrições abertas para o “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”;  “XII Prêmio Fotografia - Ciência & Arte”  e “Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica”

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 09h03 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 09h31 | Acessos: 850

Representantes institucionais de iniciação científica e tecnológica têm até o dia 29 de março para enviar ao CNPq as indicações dos bolsistas de destaque. Interessados em participar do concurso de fotografia podem se inscrever, até o dia 3 de abril, através do link  Inscrições Prêmio de Fotografia . Profissionais interessados em participar do Prêmio José Reis têm até o dia 5 de maio de 2023 para realizar a inscrição

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil, divulga que estão abertas as inscrições para o “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”; XII Prêmio de Fotografia, Ciência & Arte e para o “Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica”. Os prêmios têm como objetivo contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e da tecnologia. Confira os critérios de participação.

“Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”

O objetivo do “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica” é estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais tenham se destacado pela relevância e qualidade, e as instituições que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Nesta edição, o Prêmio conta com a nova categoria de Bolsista de Iniciação Científica Júnior, além de um aumento no valor da premiação das categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, passando de R$ 7 mil para R$ 10 mil.

Os bolsistas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica e de Iniciação Científica Júnior do CNPq serão indicados pelos representantes institucionais de Iniciação científica e tecnológica para concorrer ao Prêmio. Os representantes institucionais têm até o dia 29 de março para enviar, ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., as indicações dos bolsistas que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, seminários, congressos, painéis ou exposições orais realizados nas instituições de ensino e pesquisa no segundo semestre de 2022.

Confira todas as informações sobre o prêmio no Regulamento.

XII Prêmio Fotografia - Ciência & Arte

A premiação tem como objetivo fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, ao mesmo tempo em que contribui com a ampliação do banco de imagens do CNPq. Interessados podem se inscrever em duas categorias:

I - Imagens produzidas por câmeras fotográficas
II - Imagens produzidas por instrumentos especiais, como microscópios, telescópios e aparelhos de ressonância magnética.

Para esta edição, o CNPq oferece para os premiados de cada categoria a importância em dinheiro de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para o 1º lugar;  R$ 10.000,00 (dez mil reais) para o  2º lugar e R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para o - 3º lugar; passagem aérea e diárias, para permitir que todos os seis agraciados das duas categorias recebam a premiação, em caso de cerimônia presencial, além de diplomas.
Para mais informações sobre o prêmio, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse www.premiofotografia.cnpq.br.

Prêmio José Reis

O “Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica” contempla profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a formação de uma cultura científica no país e para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. Nesta edição, a categoria é Jornalista em Ciência e Tecnologia.

Interessados têm até o dia 5 de maio de 2023 para enviar sua inscrição, que deve ser feita por e-mail, com envio da documentação, portfólio e ficha de inscrição, disponível no site do Prêmio. Confira o Regulamento.

A premiação consiste em valor em dinheiro, no total de R$ 20 mil e diploma, além de hospedagem e passagem aérea para o agraciado participar da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá de 23 a 29 de julho de 2023, em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).