Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Centelha seleciona projetos empreendedores no AM. Inscrições abertas

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 15h18 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 16h06 | Acessos: 1228

É possível que o proponente submeta quantas ideias desejar, e cada um dos projetos será avaliado por dois especialistas em uma ou mais áreas temáticas, conforme definido em edital

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom Ufam

Com o objetivo de estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, o Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores - Centelha irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Para contemplar os projetos do Amazonas, o período de inscrição das iniciativas segue até 18h do dia 29 de outubro. Leia o Edital nº 011/2019 – Fapeam (Chamada Pública para o Amazonas).

As propostas ao Programa Centelha AM poderão ser submetidas por pessoa física (coordenador) que, sendo aprovada, deverá constituir Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (ME ou EPP) com sede no Amazonas; ou pessoa física (coordenador) que tenha vínculo como proprietário ou sócio-proprietário ME ou EPP sediada no Estado do Amazonas, com data de constituição em até 12 (doze) meses anteriores à publicação do edital de seleção.

Acesse o cronograma completo da seleção.

Em três fases

Na primeira etapa, serão considerados os seguintes critérios em relação aos projetos de desenvolvimento de produtos, entre bens e serviços, ou processos inovadores: a) Problema ou oportunidade de mercado (relevância, tamanho, abrangência e tendências de mercado); b) potencial inovador (o produto proposto e as tecnologias envolvidas); e c) Equipe empreendedora (capacidade técnica e gerencial da equipe).

A fase seguinte consiste na elaboração do Projeto de Empreendimento, na qual serão considerados os seguintes critérios: a) Potencial de Inovação (fornecimento de valor do projeto, grau de inovação e nível de domínio das tecnologias envolvidas); b) Potencial de Mercado (tamanho, abrangência e tendências); e c) Fator de Risco (investimentos necessários, capacidade técnica e gerencial da equipe e modelo de negócio).

Por fim, as ideias selecionadas serão submetidas à terceira fase, denominada Projeto de Fomento, quando serão analisados os seguintes critérios: a) Planejamento do Produto (plano de desenvolvimento do produto e tecnologia); b) Planejamento do Negócio (plano de implementação da empresa); c) Equipe (competência técnica e gerencial); e d) Orçamento (plano de aplicação dos recursos e cronograma).

De acordo com o cronograma, o resultado da primeira fase será divulgado a partir de 26 de dezembro deste ano, enquanto resultado final da segunda fase será publicado no dia 23 de março de 2020. Até 18h (hora de Brasília) do dia 17 de abril do ano que vem, deverão ser submetidos os projetos de fomento relativos à última fase, e a lista de selecionados será divulgada no dia 10 de junho próximo. A contratação será também a partir de junho de 2020.

Saiba mais

A iniciativa é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). No Amazonas, a execução fica a cargo da no Amazonas, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam).

Dúvidas? Consulte a página www.helpdeskcentelha.com.br ou entre em contato diretamente com a Fapeam.

registrado em:
Fim do conteúdo da página