Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 24 licenciados em Artes Visuais do Parfor/Manicoré

Ufam outorga grau a 24 licenciados em Artes Visuais do Parfor/Manicoré

Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 15h42 | Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2023, 15h58 | Acessos: 613

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom/Ufam

Ao todo 24 licenciados do Curso de Artes Visuais do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam), do primeiro semestre de 2022 do município de Manicoré (AM). A cerimônia de outorga de grau ocorreu nesta quarta-feira, 15, em transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Ufam.

A sessão solene a distância foi presidida pelo titular da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), professor Almir Oliveira de Menezes, que esteve representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen. O professor Paulo Roberto Simoneti Barbosa integrou a mesa de honra presencial e mais os convidados on-line, como o vice-prefeito de Manicoré, senhor Paulo Sérgio Barbosa, o paraninfo da turma, professor João Bosco de Moraes Franca e a homenageada com o nome da turma, professora Marley da Conceição Ferreira Gomes.

Na ocasião, o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, afirmou que a experiência acadêmica, de certa forma, é única que estão pautados a cultura democrática, a diversidade e os processos de inclusão. Mas, além disso, Menezes acredita que a formação acadêmica envolve uma narrativa científica que se mescla com o ensino e a extensão. “Trabalhar um discurso científico, é trabalhar em um projeto que perpassa na formação individual e coletiva, mas, acima de tudo, gerando contribuições de desenvolvimento humano social, político, cultural e econômico”, completou o docente.

O pró-reitor disse ainda que manter um curso em licenciatura na Amazônia Ocidental, específico no município de Manicoré, é perceber e visualizar não somente como ganho teórico ou metodológico, mas, possibilitar, ganhos de desenvolvimento nas mais variadas dimensões daquele município. Menezes acredita que políticas públicas de desenvolvimento, por exemplo, o Parfor, é de fundamental importância quando se pensa no desenvolvimento da Amazônia e, consequentemente, no desenvolvimento do município de Manicoré.

Em pronunciamento, o diretor da Faartes, professor João Kienen, dá importância aos servidores da Ufam (professores e técnicos administrativos) que estiveram envolvidos na organização da outorga de grau, pois, sem deles, disse o professor que não seria possível a realização do evento. Ele lembrou das experiencias obtidas por meio do vinho de bacaba, a melancia celestial e a castanha referenciando a aproximação com Manicoré, o que possibilitou filtrar as várias camadas de percepção daquela cidade.

Naquela ocasião, o docente conclama os novos licenciados e os responsabiliza para preservar a história e a cultura da cidade, permitindo criar um sentimento de orgulho nos nativos sobre a importância da cidade no contexto da Região Amazônica.

“Esses formandos, hoje, professores de Artes Visuais têm mérito, pois, são pessoas valorosas e, tenho certeza que serão agentes de uma grande transformação social na Região”, expôs Kienen.

O coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais, professor Paulo Simoneti, disse aos novos licenciados que estão fazendo história, no sentido de ser a primeira turma em Artes Visuais do município. O docente fala ainda  do tempo de realização do curso que ao longo do período ocorreram vários eventos, como por exemplo, a perda de amigos e parentes durante a pandemia da covid-19.

“Agora que estão devidamente formados, são professores de Artes Visuais. Há um compromisso com a comunidade e com seus alunos. Espero que, o exemplo de responsabilidade, dedicação e  companheirismo levem até eles”, finalizou o coordenador.

Confira a lista de formandos do curso de Licenciatura em Artes Visuais – PARFOR/Manicoré.

1. ADAILSON DE ALMEIDA REIS
  2. ALESSANDRA CUSTÓDIO