Página inicial > Notícias Destaque > Docentes da Ufam são eleitas para o principal conselho da Capes

Docentes da Ufam são eleitas para o principal conselho da Capes

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 12h18 | Última atualização em Quarta, 15 de Fevereiro de 2023, 08h52 | Acessos: 696

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

As docentes Patrícia Melo e Hamida Assunção Pinheiro foram nomeadas para integrar o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para as áreas de ciências humanas e ciências sociais aplicadas, sendo a primeira titular e a segunda, suplente. A eleição foi feita em reunião das coordenações das 49 áreas do conhecimento ocorrida na quinta-feira, 9 de janeiro, na sede da Capes. O mandato será até 2026.

Para concorrer ao CTC da Capes é necessário ser coordenador de área, o que as docentes se tornaram em dezembro passado. Entre as atribuições dos conselheiros estão:

Assistir à diretoria-executiva na elaboração das políticas e diretrizesespecíficas de atuação da Capes no tocante à formação de recursos humanos de alto nível, ao sistema de pós-graduação e ao sistema nacional de desenvolvimento científico e tecnológico;

Colaborar na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação;

Opinar sobre a programação anual da Capes na área específica da Educação Superior;

Opinar, na área de sua atuação, sobre critérios e procedimentos para a distribuição de bolsas e auxílio institucionais e individuais;

Opinar sobre acordos de cooperação entre a Capes e instituições nacionais, estrangeiras ou internacionais na área de sua atuação e

Propor critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Capes no âmbito da educação superior.

Para a professora Patrícia Melo, a eleição para o Conselho significa uma honra ao seu trabalho e à sua trajetória. “Fiquei honrada com a escolha dos colegas coordenadores da área de Humanidades. Minha experiência de gestão na área de Ciência e Tecnologia será útil nesse processo e também para cumprir meu primeiro compromisso que é o fortalecimento da pós-graduação e da ciência em nosso país. A oportunidade de colocar em debate as dimensões do fazer Ciência na Amazônia também não será desperdiçada”, expôs a pesquisadora.

Já a professora Hamida Assunção destaca a oportunidade de atuar em busca da melhoria e ampliação da pós-graduação brasileira no Conselho da Capes. “Compor o CTC da Capes é um novo e grande desafio, sendo de muita importância para mim, principalmente por ser mulher, professora e pesquisadora da região Norte do país, que é a região com menor número de mestres e doutores, sendo ainda uma região marcada por vazios em termos de programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, minha participação no CTC será sempre voltada para a ampliação da pós-graduação e também para o fortalecimento da qualidade na formação de mestres e doutores”, declarou a docente de Serviço Social.

A gestão maior da Capes é composta pelos 23 membros do CTC, entre os quais estão os representantes dos três colegiados de Humanidades, de Ciências da Vida e de Ciências Exatas, Tecnologias e Multidisciplinar. Ambas as docentes da Ufam irão trabalhar no CTC representando o Colégio de Humanidades. “O Serviço Social, minha área, compõe o Colégio de Humanidades na grande área de ciências sociais aplicadas. Nesta grande área somos apenas duas mulheres coordenadoras de área, sendo a outra professora do Direito. Nós duas fomos eleitas para o CTC. Isso é muito importante para registrar o papel das mulheres na Ciência. Por fim, acreditamos também que esse compromisso é de grande relevância para a Ufam e também para a área de Serviço Social”, ressaltou a professora Hamida Assunção.

Legendas:

foto 1: Profa. Patrícia Melo e seus colegas coordenadores adjuntos: Álvaro Nascimento e Tiago Bernardon.

foto 2: Profa. Hamida Assunção e seu colega coordenador adjunto Ricardo Lara, da Universidade Federal de Santa Catarina.