Página inicial > Notícias Destaque > Reitor participa da primeira solenidade em comemoração aos 20 anos da Fapeam

Reitor participa da primeira solenidade em comemoração aos 20 anos da Fapeam

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 11h56 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 10h54 | Acessos: 137

Por Sandra Siqueira*
Equipe Ascom Ufam

Em evento que reuniu pesquisadores e gestores das instituições científicas do Estado na sede do governo, com a presença do reitor Sylvio Puga, o governador Wilson Lima anunciou o repasse de mais de R$60 milhões para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas. O anúncio foi feito na terça-feira, 31, e faz parte das comemorações dos 20 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), celebrados em 2023. O recurso é destinado ao desenvolvimento de pesquisas e à formação de pesquisadores.

Na ocasião, o governador lançou, ainda, o Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas. O documento inédito reúne informações sobre 50 projetos de pesquisas finalizadas entre 2020 e 2022. O Portfólio visa popularizar e difundir conclusões de pesquisas científicas – básicas e aplicadas, tecnológicas e inovadoras, fomentadas com recursos públicos dos tesouros estadual e federal.

No total, os R$63,8 milhões serão aplicados em sete programas desenvolvidos pela Fapeam. Na página da fomentadora, é possível acessar os editais voltados ao desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, com a oferta de bolsas, além da realização de eventos científicos e tecnológicos.

“Desde 2019, a gente tem mantido um ritmo de investimentos de recursos para Ciência, Tecnologia e Inovação com o lançamento de editais. E a cada vez que a gente lança um edital, a gente vai incorporando novos elementos,  ampliando essas oportunidades. O que a gente tem conseguido alcançar é a popularização da ciência, que é algo que eu persigo muito. Levar a ciência à escola, incentivar que os alunos das séries iniciais possam ter esse olhar voltado para pesquisa, e também levar a ciência para o interior”, disse o governador Wilson Lima.

Para o reitor, a Fapeam é uma parceira estratégica para o desenvolvimento da ciência na Amazônia e seu trabalho de fomentar a pesquisa no Estado tem sido muito importante para comunidade científica e para o desenvolvimento do Amazonas. “A Ufam, através dos seus pesquisadores, técnicos e discentes, concorrem a todos os editais da Fapeam. Todo recurso destinado para a Ciência, Tecnologia e Inovação permite que novos produtos e serviços, oriundos das pesquisas, sejam colocados à disposição da sociedade, permitindo a elevação da qualidade de vida da população”, disse o reitor. “A Ufam possui atualmente de 1.162 professores doutores no seu corpo docente, o que permite maior participação nos editais da Fapeam, trazendo oportunidades para a Universidade”, expôs.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, expôs as principais ações da Fapeam nos últimos quatro anos de atuação em prol da ciência local. “Este é o marco do início das celebrações do aniversário dos 20 anos Fapeam. Em maio a Fapeam completa duas décadas de existência e nós iniciamos a programação anual de celebração desses 20 anos. Então, nós tivemos o lançamento de mais de R$60 milhões em editais apresentados pelo governador”, declarou. “O Amazonas é um destaque nacional na área de CTI. Nós tivemos muitos avanços nos últimos quatro anos, como o programa Mulheres e meninas na ciência, projetos desenvolvidos no interior. O Amazonas como número 1 do Brasil em financiamento de bolsas de mestrado e doutorado com recursos exclusivamente do governo estadual. As nossas bolsas estão entre as melhores do país, em valores. Enfim, temos que seguir nessa curva ascendente e foi isso que o governador nos garantiu, que a ciência no Amazonas continuará sendo prioridade”, completou.

*Com informações e fotos da Ascom Fapeam