Página inicial > Notícias Destaque > Reitor discursa na 10ª Bienal da União Estadual dos Estudantes do Amazonas

Reitor discursa na 10ª Bienal da União Estadual dos Estudantes do Amazonas

Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 15h50 | Última atualização em Quinta, 26 de Janeiro de 2023, 20h27 | Acessos: 527

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom, Ufam

O reitor da Universidade Federal Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, discursou na noite dessa quarta-feira, 25, na abertura da 10ª Bienal da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE) e da Pré-Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), que tem como objetivo congregar os estudantes amazonenses em torno de temáticas relevantes acerca da educação brasileira. Com o tema “Amazônia: Encontro de rios e histórias”, o evento ocorreu no Teatro da Uninorte, Unidade 6, Centro.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, lembrou que quando aluno, participou pela primeira vez do Congresso da União Nacional dos Estudantes, em 1988, que à época tinha menos de 18 anos de idade e precisava de  um responsável que o acompanhasse, pois, o evento ocorreu fora de Manaus, em São José dos Campos, SP. A professora Selma Baçal, atual pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, assumiu toda a responsabilidade que, segundo o professor, nos tempos atuais, a tecnologia ajuda na transmissão de eventos como esse, ao contrário do passado que a presença era fundamental. Para ele, a realização de eventos desse porte são importantes, reúne todas as tendências políticas. Ao participar do congresso da UNE, o reitor considerou como momento de aprendizagem que refletiu na sua luta pela Universidade Pública. “Essa ‘chama’ segue comigo até hoje”, disse Sylvio Puga emocionado que lembrou também de sua participação da convocatória de reitores das universidades e institutos federais do Brasil, conduzida pelo presidente Lula, que acredita que ele inaugura uma nova fase de relacionamento com o governo federal.

“Portanto, vejo a Bienal com muita alegria no meu coração, porque vocês estão fazendo a 10ª Bienal da UEE, em outro momento que está sendo escrito na história do Brasil. A bienal é uma oportunidade que se tem para conduzir e discutir as pautas de defesa da Amazônia, levando cada vez mais,  os anseios e a luta dos nossos estudantes”, expôs.

Raiany Alencar, presidente da UEE, disse que a 10ª Bienal da UEE é uma pré-bienal da UNE que ocorre de 2 a 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Ela disse que esse evento promovido pela UEE objetiva promover cultura, arte, ciência e tecnologia para dentro das Universidades, visando mostrar toda produção artística dos estudantes amazonenses. Ela analisa que o momento político brasileiro propicia perspectivas positivas em um governo progressista que dará apoio às universidades.

Além da Ufam, participaram representantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e de entidades estudantis.