Página inicial > Notícias Destaque > Ufam integra primeiro encontro oficial de reitores com o novo presidente da República

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 16h47 | Última atualização em Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 17h34 | Acessos: 989

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, esteve nesta quinta-feira, 19, em audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em que gestores de todas as Universidades e Instituto Federais do País foram convidados a se reunir pela primeira vez em agenda oficial com o novo presidente. O encontro no segundo andar do Palácio do Planalto. Ao todo, 106 instituições estavam presentes. À mesa do evento, acompanharam o presidente os ministros da Educação (MEC), Camilo Santana; da Ciência e Tecnologia (MCTI), Luciana Santos; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo, e da Casa Civil, Rui Costa, além dos novos titulares da Capes, Mercedes Bustamante e do CNPq, Ricardo Galvão.

Segundo Lula, o governo buscará alinhar junto com as universidades, oferecer educação de qualidade alinhada ao “novo mundo do trabalho” e às necessidades da sociedade. “As universidades têm que participar junto com o governo, empresários, sindicatos para gente desvendar o que vai fazer para colocar as pessoas no mercado de trabalho”, disse o presidente, trazendo como exemplo a área da tecnologia que precisa ser pensada como prioritária pelas instituições de formação.

No aspecto administrativo, Lula disse ainda que durante todo seu mandato, a autonomia das universidades será garantida, com a nomeação dos reitores escolhidos pela comunidade acadêmica. “Vocês terão o direito de ser responsáveis, porque quem é eleito para ser reitor deve ter responsabilidade com o dinheiro, com a administração e com o zelo da universidade”, disse. Ele garantiu que anualmente serão realizados encontros como o que estava acontecendo naquele momento, para que pautas convergentes fossem discutidas.

MEC

O ministro Camilo Santana disse que o Ministério da Educação voltará a dialogar com todos os atores do setor. “Temos como objetivo a ampliação da oferta de vagas no ensino superior no País, o combate à evasão escolar e a retomada de obras paradas, além do reajuste de bolsas de pós-graduação”, enumerou.

Avaliação

Para o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o primeiro encontro entre o presidente Lula e reitoras e reitores de UFs e IFs de todo País foi bastante positiva. “Foram apresentadas as demandas e postas à mesa as questões de futuro das nossas universidades. Saímos daqui com uma agenda positiva sobre as nossas instituições, especialmente as da Amazônia”, avaliou o reitor.