Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe lideranças indígenas da Associação Yanomami Kurikama

Reitor recebe lideranças indígenas da Associação Yanomami Kurikama

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 10h24 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 11h36 | Acessos: 820

Durante o encontro, as lideranças indígenas solicitaram a instalação do Polo Universitário Indígena no Rio Marauiá, no município de Santa Isabel do Rio Negro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, recebeu, no gabinete da Reitoria, na manhã desta segunda-feira, 16, lideranças yanomami do município de Santa Isabel do Rio Negro.

Durante o encontro, as lideranças indígenas entregaram ao reitor um documento com a solicitação da abertura de um Polo Universitário Indígena no Rio Marauiá. No documento, os líderes indígenas do Rio Marauiá relatam que o pedido do Polo Universitário foi resultado de uma reunião de 11 comunidades yanomami. “Chegamos a um consenso de que necessitamos avançar nesse processo específico da educação e sabemos que só a Ufam poderia atender nossos anseios. Desejamos melhor qualificação dos nossos professores yanomami e solicitamos que o reitor olhe a demanda de nosso povo que tem em torno de 240 yanomamis que desejam se formar e trabalhar na educação”, destaca Otavio Ironasiteri Yanomami, coordenador da Associação Yanomami Kurikama.

Ao receber o documento, o reitor destacou que, em breve, Santa Isabel do Rio Negro poderá contar com o novo Polo da Ufam. “Ainda não podemos precisar o mês do início das atividades do Polo, mas a demanda foi recebida e encaminhada para providências”, declarou o reitor.

Lideranças

Samuel, liderança do Curuá, Francisco, liderança do Tomoropiwei, Jeremias, liderança do Komixiwë, Carlos, liderança do Taracuá e Oséas, liderança do Pohoroá estavam entre as lideranças presentes no encontro. O professor de Licenciatura Indígena Modesto Amaruko agradeceu a acolhida da Ufam. “Foi muito boa a recepção de nossa demanda pela Universidade. Estamos agradecidos e esperançosos de que, em breve, a licenciatura indígena seja oferecida em nossa região”.

Confira mais fotos do encontro na Galeria de Imagens: