Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a profissionais da área da Informação e Comunicação

Ufam outorga grau a profissionais da área da Informação e Comunicação

Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 16h10 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2023, 16h20 | Acessos: 1157

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom/Ufam

Ao todo, 70 novos profissionais da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam), dos cursos de cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Jornalismo e Relações Públicas, receberam outorga de grau nesta segunda-feira, 9, ocorrido no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário.  A sessão solene foi presidida pela reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, acompanhada pela coordenadora acadêmica no cargo de diretora em exercício da FIC, professora Guilhermina de Melo Terra.

Em pronunciamento, a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, dá importância aos professores que participaram do processo de formação dos 70 novos profissionais que são lançados no mercado de trabalho. Ela destacou a pandemia da Covid-19 que os readequou as aulas remotas, considerado por ela, um momento crítico da ciência.

A reitora disse que os obstáculos que se apresentaram no processo de formação foram superados pelos novos profissionais, comentou Fraxe que acredita que a melhor maneira para se enfrentar é a reinvenção.

Fraxe acredita que a Universidade Federal do Amazonas tem sido honrada na condução dos 70 profissionais que durante suas trajetórias encontraram professores qualificados até o momento da formação. “A vida nunca será uma linha reta”, completou Therezinha Fraxe.

Fraxe comenta que a qualificação a partir do ingresso de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) ofertadas pela Universidade faz parte da reinvenção necessária para uma transformação.

A coordenadora acadêmica no cargo de diretora em exercício da FIC, professora Guilhermina de Melo Terra, acredita que o dia é festivo não somente para a FIC, mas também aos familiares que desempenharam  ‘papel fundamental’ no processo de construção do novo profissional da Informação e Comunicação. Ela incentiva que os mesmos se qualifiquem realizando os cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade. “Não parem aqui. Aqui é o primeiro degrau da nossa formação. Uma vez Ufam, sempre Ufam”, disse a diretora em exercício, professora Guilhermina Terra.

Na composição mesa de honra, estiveram presentes: o paraninfo da turma do curso de Arquivologia, professor Rodolfo Almeida de Azevedo, a paraninfa do curso de Biblioteconomia, professora Danielly Oliveira Inomata, a paraninfa e patronesse da turma do curso de Jornalismo, professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, a paraninfa da turma do curso de Relações Públicas, professora Célia Maria da Silva Carvalho, a patronesse da turma do curso de Arquivologia, arquivista Glenda Silva Rodrigues, a patronesse da turma do curso de Relações Públicas, professora Aline Ferreira Lira, a homenageada com o nome da turma do curso de Biblioteconomia, professora Amanda de Queiroz Bessa, a homenageada com o nome da turma do curso de Jornalismo, professora Ivania Maria Carneiro Vieira e o homenageado com o nome da turma do curso de Relações Públicas, professor Jonas da Silva Gomes Junior.

Confira a lista de formandos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, jornalismo e Relações Públicas.

ARQUIVOLOGIA

1. ALESSANDRA SILVA TAVEIRA