Página inicial > Notícias Destaque > Propesp celebra a pesquisa na Ufam

Propesp celebra a pesquisa na Ufam

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 17h04 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 17h16 | Acessos: 1336

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) realizou, na manhã desta segunda-feira, 7, a cerimônia de premiação de melhores teses e dissertações dos programas de pós-graduação da Ufam de 2021. Na ocasião, também foi realizado o ato comemorativo em alusão às melhores notas obtidas pelos programas na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no quadriênio (2017-2020). O evento foi realizado no auditório Rio Amazonas, setor Norte do campus universitário.

Presidindo a mesa de honra do evento, o reitor Sylvio Puga destacou em seu pronunciamento a prioridade que a Universidade tem dado às pesquisas em sua gestão. Ele citou o acréscimo no número de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) financiadas com recursos próprios da Ufam como exemplo. Segundo ele, em julho de 2017, quando assumiu o primeiro mandato, eram apenas 80 bolsas dessa modalidade, as quais passaram a ser 560 a partir de então. “Quero dizer que essa vitória é de todos. Quero dizer que essa celebração é de todos. Quero dizer que nós vamos continuar a vencer porque a nossa Instituição, criada lá atrás pelo sonho de Eulálio Chaves, sonhou uma Universidade vencedora e nós estamos aqui fazendo que o sonho de Eulálio Chaves seja cada vez mais uma realidade”, discursou o gestor.

A pró-reitora da Propesp, professora Selma Baçal, ressaltou que a iniciação científica é a menina dos olhos da Pró-Reitoria e que celebra o fato de a Ufam ter atingido a meta de 2 mil alunos fazendo trabalhos de iniciação científica, o que ocorreu em 2020 mesmo com a pandemia de covid-19. “A iniciação científica tem um potencial para enaltecer o jovem pesquisador para estimular o jovem pesquisador que vai daqui a alguns dias nos substituir onde nós estamos hoje. A iniciação científica tem trazido para a Ufam muita coisa boa. Temos vários alunos egressos da iniciação científica que estão fazendo mestrado, doutorado na Instituição ou fora dela”, disse.

A diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Antônia Pereira, abordou a parceria entre as duas instituições (Ufam/Inpa) para o desenvolvimento da ciência local. “Quando nós comentamos a respeito da pós-graduação, nós pensamos o quanto os nossos discentes e docentes são importantes e necessários para o desenvolvimento do nosso país. Vocês, discentes, são a nossa continuidade. A continuidade do desenvolvimento da pesquisa, a continuidade da transferência de conhecimento que nós acumulamos ao longo da vida”, expôs.

A solenidade contou com a palestra do professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, o qual discorreu sobre o tema “Quem faz pós-graduação busca qualidade”. De acordo com o pesquisador, a maior diferença encontrada entre os PPG da região Sudeste e Norte/Nordeste é a qualidade dos programas que apresentavam os melhores conceitos na avaliação da Capes. “Você tem que trabalhar reuniões com esses docentes coordenadores e professores (da pós-graduação) para que eles digam o que eles acham que está faltando dentro da universidade para que as coisas possam andar melhor. Então, a primeira coisa: a gente tem que convencer os coordenadores, os professores, os alunos de que é preciso fazer algo novo”, declarou, ao enunciar estratégias para a melhoria dos programas de pós-graduação.

Confira a palestra na íntegra, assim como a premiação das melhores teses e dissertações no canal da Propesp no Youtube.