Página inicial > Notícias Destaque > Ufam realiza cerimônia de entrega de impressoras 3D

Ufam realiza cerimônia de entrega de impressoras 3D

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 15h32 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 13h41 | Acessos: 883

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom/Ufam

A cerimônia de entrega de impressoras e filamentos 3D, equipamentos doados pela empresa Callidus Indústria, Comércio e Serviços de Placas e Componentes de Informática S.A. para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aconteceu na tarde desta quinta-feira, 3, na Sala de Reunião do Gabinete, a fim de formalizar a distribuição para utilização nos Laboratórios da Unidades Acadêmicas da Ufam.

O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia acompanhado da titular da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), Maria do Perpetuo Socorro de Lima Verde Coelho e da representante da empresa Callidus SA, senhora Ariadna Torres.

Ao todo, 22 impressoras 3D e Filamentos de impressão 3D serão destinados aos laboratórios das Engenharias Mecânica, Química, de Petróleo e Gás, Arquitetura e Urbanismo, os Departamentos de Eletricidade e de Design e Expressão Gráfica e a Faculdade de Artes (Faartes).

Parceria

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, enfatizou a ação de doação como uma atividade não muito comum na Universidade, no entanto, poderia fazer parte do cotidiano da Universidade. Nesse sentido, o reitor saudou a empresa Callidus pela iniciativa e, disse a sua representante, senhora Ariadna Torres, que a Universidade estará sempre de portas abertas para parcerias. “Para nós, a doação além de ser bem vinda é necessária e importante”, disse Sylvio Puga.

De acordo com o reitor, o trabalho coletivo tem sua importância e frisou sobre o trabalho solo que implica em não fazer nada, mas somente por meio da parceria, do trabalho conjunto se pode construir algo. A partir dessa assertiva, Sylvio Puga abriu a sessão de cerimônia “com muito coração, com  muito ânimo, verdade e certeza”.  “A Universidade quando começou suas atividades há 113 anos, começou com uma ideia e que está aqui até hoje. Todo dia a gente tem que trabalhar, que essa vontade daqueles que criaram a nossa Instituição se torna cada vez mais uma realidade”, completou.

Em pronunciamento, a representante da empresa Callidus SA, senhora Ariadne Torres, disse que os equipamentos doados são resultado de uma nova tecnologia produzida há alguns anos pela empresa, e que a Ufam e outras instituições de ensino tiveram o privilégio de  receber esses equipamentos, primando a ideia de fomentar, desenvolver, oportunizar para quem pode utilizar melhor esses recursos e direcionar pessoas para essa nova tecnologia. “Espero que a Universidade faça bom aproveito”, completou.

A representante da Protec, Maria do Perpetuo Socorro de Lima Verde Coelho, disse que fazer a interação entre empresa e pessoas é o objetivo principal da Protec, refletido no apoio e na infraestrutura, possibilitando assim, o desenvolvimento de trabalhos específicos.

Opinião

Para o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), João Caldas do Lago Neto, a importância da aproximação do Polo Industrial de Manaus (PIM), por meio da doação de equipamentos em 3D, permite que a Universidade e seus Laboratórios, especialmente os da FT, consigam desenvolver protótipos próximos da realidade da Indústria. “Isso é um ganho significativo, tanto para o aprendizado quanto para as atividades de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação”, disse.

Para o professor do Departamento de Eletricidade, Florindo Antônio de Carvalho Aires Junior, os equipamentos recebidos terão sua destinação para aplicações práticas, como a confecção de peças em aplicações, estudo de capas para aplicar em algum dispositivo eletrônico, entre outras atividades.