Página inicial > Notícias Destaque > Ufam fortalece e expande pesquisas experimentais realizadas no Biotério Central

Ufam fortalece e expande pesquisas experimentais realizadas no Biotério Central

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 15h09 | Última atualização em Terça, 25 de Outubro de 2022, 15h09 | Acessos: 872

O Biotério Central da Universidade Federal do Amazonas (Biocen/Ufam), no último ano, intensificou o atendimento às pesquisas experimentais da Instituição. Atualmente, com 160 camundongos das linhagens BALB/c e C57BL/6, o Biocen atende projetos de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Farmacologia e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do ICB. O objetivo é suprir a demanda de roedores experimentais necessários aos projetos de pesquisa e aulas práticas da Ufam.

O órgão suplementar tem ainda planos de expansão que incluem a aquisição e estabelecimento de mais uma linhagem de camundongo com status sanitário e genético controlados. De acordo com a diretora do Biocen, professora Fernanda Guilhon Simplicio, o Biotério encontra-se disponível para auxiliar todos os projetos científicos nos quais utilizam animais de laboratório, especificamente ratos e camundongos de laboratório.

“O Biotério Central da Ufam baseou-se nos principais modelos de gestão especialmente criados por diversos Biotérios de Universidades e Institutos Federais existentes no Brasil. Foi realizado um trabalho de consultoria visando reforçar o potencial de produtividade do Biotério e diagnosticamos as causas das deficiências presentes para retomarmos o ponto vital de ação capaz de resgatar o funcionamento do Biotério. Conseguimos várias conquistas, sendo a mais importante a volta dos animais de laboratório no Biotério”, explicou a gestora.

A professora também falou do plano de expansão que envolve a aquisição e estabelecimento de mais uma linhagem de camundongos. “O Biotério Central é cadastrado somente como Biotério de manutenção e experimentação perante ao Conselho Nacional de Experimentação Animal (CONCEA). Atualmente, estamos organizando todos os procedimentos necessários para realizarmos o cadastro do Biotério como de Criação de Camundongos de Laboratório. Diante disso, o Biotério irá fornecer animais com status sanitário convencional para ensino e pesquisa. O Biotério irá fornecer animais de duas linhagens : BALB/c e C57BL/6. Além disso, o Biotério pretende realizar a compra de ratos de laboratório da linhagem Wistar diretamente do Biotério Central do INPA, para o fornecimento para todos os professores que utilizam esses animais em pesquisas científicas relacionadas à Experimentação Animal. Enfatizamos ainda que o Biotério sempre busca seguir todas as Resoluções Normativas estabelecidas pelo CONCEA”, destacou.

A Lei Nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, determina que qualquer instituição legalmente estabelecida em território nacional que crie ou utilize animais para ensino e pesquisa deverá requerer credenciamento no CONCEA, para uso de animais, desde que, previamente, crie a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). “Em vista disso, o Biotério da Ufam atua de forma regular perante a este órgão. O CONCEA constitui um cadastro atualizado dos procedimentos de ensino e pesquisa, realizados com animais, em andamento no país”, reiterou a diretora do Biocen, professora Fernanda Guilhon Simplicio.

Linhagens BALB/c e C57BL/6

Segundo a médica veterinária do Biocen, servidora Nicássia de Sousa Oliveira, as linhagens de camundongos BALB/c e C57BL/6 têm sido utilizadas como modelos animais em diversas pesquisas biomédicas. “A linhagem BALB/c é uma das linhagens inbred (animais geneticamente definidos e homozigotos) mais utilizadas em diversas áreas de pesquisas tais como: produção de anticorpos monoclonais, estudos de tumores mamários e nos ovários, testes comportamentais, estudos farmacológicos com testes de substâncias, dentre outras. A linhagem C57BL/6 também é uma linhagem inbred muito utilizada nas pesquisas científicas tais como biologia cardiovascular, biologia do desenvolvimento, diabetes e obesidade, genética, imunologia, neurobiologia, oncologia e biologia comportamental, além de serem comumente utilizados no desenvolvimento de animais transgênicos”, enfatizou.

Como utilizar o Biotério Central

O pesquisador da Ufam deverá seguir as seguintes normas:

1- A solicitação do uso do Biotério como Biotério de manutenção e/ou experimentação deverá ser solicitado por processo via SEI/UFAM, onde deve constar o Ofício com a demanda e o protocolo de aprovação do projeto por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);
2- A reserva das salas do Biotério só será efetuada após o envio do protocolo de aprovação do projeto;
3- O pedido de reserva das salas deverá ser realizado com um mínimo de antecedência de 60 dias, o que não implica que a sala estará disponível, pois dependerá da demanda dos outros pesquisadores.
4- As solicitações serão atendidas por ordem de submissão dos processos via SEI/UFAM. Pedidos em sequência cronológica de um mesmo pesquisador podem depender de mais tempo para serem atendidos, de forma, que não prejudique outras pesquisas que dependem de animais;
5- O Biotério disponibilizará todos os insumos necessários, tais como ração e maravalha, para os animais exclusivamente alojados no Biotério Central.