Página inicial > Notícias Destaque > Programa Residência Pedagógica divulga edital 041/2022 que seleciona professor preceptor

Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 14h34 | Última atualização em Quarta, 19 de Outubro de 2022, 16h50 | Acessos: 1973

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Proeg/Ufam) divulga edital 041/2022 que seleciona candidatos para modalidade de professor (a) preceptor (a) do Programa de Residência Pedagógica (PRP), cujo objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

A inscrição ocorre no período de 20 a 27/10/2022, via e-mails dos docentes orientadores de cada núcleo disponíveis conforme quadro 01 do edital.

Acesse AQUI o Edital 041/2022.

De acordo com o edital, o público-alvo são docentes de escolas das redes públicas, estadual e municipal, de ensino e Institutos Federais participantes do Programa Residência Pedagógica 2022. O quantitativo de bolsas ofertadas são de 111 (cento e onze)  que serão distribuídas em 17 (dezessete) subprojetos, contendo 37 (trinta e sete) Núcleos/Licenciaturas.

Dentre os objetivos do Programa,  estão: fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos; estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores (as); valorizar a experiência dos (as) professores (as) da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional e induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Os requisitos necessários para participar do processo seletivo, são: I - possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto; II - possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica; III - ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto; IV - possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP.