Página inicial > Notícias Destaque > No Centro de Artes da Ufam, Forcult Norte reúne gestores culturais das principais Universidades Amazônicas

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 17h59 | Última atualização em Quinta, 18 de Agosto de 2022, 10h29 | Acessos: 749

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de abertura do III Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Norte (Forcult Norte) aconteceu nesta quarta-feira, 17, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA). Com objetivo de construir propostas conjuntas que dialoguem com o ensino, a pesquisa e a extensão, o III Forcult-Norte contou com a participação do reitor, professor Sylvio Puga, e demais autoridades e representantes das Universidades da Região Norte.

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, parabenizou os diretores da Faculdade Artes (Faartes), professor João Gustavo Kienen e do Caua, professora Priscila Pinto, pela coragem de trazer um evento de tal magnitude para a Ufam. Ele pontua a palavra “coragem” pelo simples fato que realizar evento não é algo fácil, e ainda mais em momento pandêmico e pós-pandêmico.  O reitor acredita que o III Forcult Norte é um espaço que proporciona uma discussão ampliada; nesse sentido, pensa que é dessa forma que se constrói a Universidade. “Ela tem que nascer da discussão da base”, afirmou o reitor.

Sylvio Puga entende que, é somente nesse formato que a Universidade Pública, gratuita e de qualidade deve se fortalecer. “Portanto, quero parabenizar a nossa administração local, mas também a todos aqueles que idealizaram lá atrás, fazer um evento desta natureza para que nós pudéssemos fortalecer a gestão cultural nas Instituições de Ensino Superior na Região Norte, tão necessária as nossas instituições”, expôs.

Puga acredita na viabilidade de ações inseridas em modelos próprios com intuito de avançar para que as universidades possam se apropriar desses modelos para que criem condições da practice. “É importante pontuar isso. Essa é uma realidade que transcorre em todas as universidades. Com certeza, os meus colegas reitores têm projetos tão ousados quanto; mas se esbarra nessa questão e, é claro, nós temos que ter a criatividade, inovação e parceria”, pontuou.

Na ocasião, o diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen, acredita que em momento de discussão para a construção de uma política cultural para a Ufam, em que professores e técnicos administrativos estão envolvidos, o professor dá as boas-vindas aos participantes do III Forcult Norte.

A professora Priscila Pinto, diretora do Caua, disse que é essencial discutir a cultura como a base que sustenta uma sociedade, conectada a uma grande dimensão. Discutir a cultura a partir desse olhar específico regional é importante, disse Priscila Pinto que acredita que isso ultrapassa a dimensão da arte, pois, esta por sua vez, estar presente nos espaços institucionais ou sociais, finalizou a diretora.

Faziam parte da mesa de abertura, representantes das Instituições de Ensino Superior da Região Norte, confira: os professores Miguel Santadrini Jr. (UFPA), Bruno Barreto Amorim Campos (UFTO), Cleverson Regis da Silva Rodrigues (UEAP),  Francilene Cardoso da Silva (UFRR) e Fabiana Nogueira Chagas (UFAC).