Página inicial > Notícias Destaque > Projeto Plantar Educação, coordenado pela professora Kátia Schweickardt, do Departamento de Ciências Sociais da Ufam, ganha destaque no jornal O Estado de São Paulo

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 10h26 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 22h06 | Acessos: 1136

O projeto, que tem o objetivo de apoiar o fortalecimento de políticas educacionais na Amazônia protunda, foi uma das matérias da capa da edição deste domingo, 14 de agosto

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O projeto Plantar Educação, coordenado pela docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (ufam), professora Kátia Schweickardt, teve destaque,  com a matéria "Iniciativas ligam preservação da Amazônia à educação", na edição deste domingo, 14, no jornal O Estado de São Paulo.

Programa piloto

Desenvolvido em parceria com o Instituto Gesto, o Plantar Educação é um Programa de Pesquisa e Intervenção que vem sendo implementado desde 2021 como um piloto com 5 (cinco) Redes Municipais de Educação no Estado do Amazonas e do Pará. O objetivo é apoiar o fortalecimento de políticas educacionais na Amazônia profunda considerando a potência dos saberes tradicionais e das múltiplas interações com os territórios, ao mesmo tempo em que promove ações voltadas para a Conservação ambiental deste importante bioma por meio da construção de um currículo amazônico.

Fortalecimento das políticas educacionais

A coordenadora do projeto, professora Kátia Schweickardt, afirma que a melhoria dos indicadores de educação da região amazônica e o desenvolvimento sustentável da região amazônica só podem ser alcançados através da promoção de políticas públicas eficientes. “A Amazônia tem um papel estratégico para o Brasil e para o mundo não só em relação ao equilíbrio ambiental, mas também em relação à potência da sua sociodiversidade. O melhor jeito de apoiarmos a conservação da região é entendendo melhor, pesquisando e apoiando a construção de políticas públicas mais eficientes e que garantam dignidade, que promovam a equidade, que garantam direitos dos povos e populações que, de fato, são os protagonistas da conservação, porque são eles que cuidam desse importante bioma. Nessa direção, fortalecer as políticas educacionais e entender, em profundidade, o que tá acontecendo e dar suporte às redes municipais de educação, que fazem e desenvolvem a política educacional no interior da região, é uma importante estratégia de promoção de equidade de promoção do desenvolvimento sustentável, mas sobretudo, de suporte à conservação da região amazônica”, argumenta a pesquisadora da Ufam.

Sobre o Instituto Gesto

O Instituto Gesto é uma organização sem fins lucrativos, criada com o apoio da Fundação Lemann, a partir de uma evolução do programa Formar, para atender à demanda crescente de aprimoramento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros. Para gerar transformação social e melhorar a vida das pessoas, o Instituto foca no aprimoramento da gestão pública, desenvolvendo e gerenciando programas de fortalecimento e otimização da atuação dos servidores públicos.

Confira a matéria, na íntegra, na imagem abaixo.

Confira também os podcasts sobre o projeto em Educação na Floresta 1 e Educação na Floresta 2