Página inicial > Notícias Destaque > Propesp publica edital com vagas remanescentes de bolsas de Iniciação Científica

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h55 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h55 | Acessos: 1969

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) torna pública a inscrição para seleção de projetos, concessão de bolsas e registro de alunos voluntários no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2022/2023 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na forma e condições estabelecidas no edital.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação e ensino médio em todas as áreas do conhecimento, sendo o primeiro passo na carreira do cientista, no qual o estudante-pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor-pesquisador.
As modalidades previstas são:

a) PIBIC/PAIC: voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação, de forma geral;

b) PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF): tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes no âmbito da UFAM. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica;

c) PIBIC/EM: voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do Ensino Médio.

Os alunos voluntários são discentes não bolsistas (sem remuneração) que serão integrados em uma dessas três modalidades e estarão submetidos ao mesmo sistema de deveres e direitos dos bolsistas, exceto a recepção do valor pecuniário referente à bolsa e a vedação a vínculo empregatício concomitante.

O processo de inscrição no programa consiste na submissão on-line da proposta, através da Plataforma Ecampus, no Link (https://ecampus.ufam.edu.br/ecampus/home/login), Módulo Pesquisa, Programa PIBIC/PAIC 2022/2023 utilizando login e senha do pesquisador/orientador