Página inicial > Notícias Destaque > Ufam é contemplada na chamada pública do CT-Infra Finep voltada ao investimento na infraestrutura de pesquisa em áreas prioritárias

Publicado: Quarta, 22 de Junho de 2022, 13h31 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 14h51 | Acessos: 777

Recurso será aplicado na renovação e na ampliação do parque tecnológico do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com o projeto “Equipamentos multiusuários para o Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam”, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi uma das contempladas na chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-Infraestrutura de pesquisa em áreas prioritárias (Proinfra).

Renovação e ampliação do parque tecnológico do CAM

Segundo o coordenador do projeto, professor Jamal Chaar, o valor obtido com o projeto, no total de R$ 4.599.671,55, será aplicado na renovação e ampliação do parque tecnológico do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM). “O projeto reforçará a capacidade da Ufam para a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico relacionados aos setores: materiais avançados, nanotecnologia e biotecnologia (Tecnologias Habilitadoras); agronegócio e serviços (Tecnologias de Produção); bioeconomia e preservação ambiental (Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável). Esse reforço da capacidade se dará por meio da aquisição de equipamentos de análises cromatográficas e de espectrometria de massas, consolidando pesquisas relacionadas aos produtos naturais e proteínas da maior biodiversidade terrestre do planeta, com ligação direta à bioeconomia”, explicou.

Bioquímica e Biologia

Ele também detalhou os equipamentos que serão adquiridos para impulsionar as pesquisas em bioquímica e biologia. “As pesquisas em bioquímica e biologia molecular e celular serão impulsionadas com a aquisição de uma ultracentrífuga capaz de viabilizar a purificação de proteínas, vírus e nanopartículas, bem como extração de membranas e organelas, etapa fundamental no desenvolvimento de bioprocessos. A aquisição de uma sonda multielementar vai impulsionar a capacidade de análises de ressonância magnética nuclear, extremamente importante para a caracterização de bioprodutos. Essas aquisições farão com que a Ufam, a maior universidade da Amazônia Ocidental, ofereça a superação de grandes obstáculos para o desenvolvimento científico e tecnológico regional, base para o uso sustentável da biodiversidade e demais riquezas amazônicas”, afirmou o coordenador do projeto selecionado.