Página inicial > Notícias Destaque > Reitor e vice-reitora se reúnem com representantes do Sintesam

Reitor e vice-reitora se reúnem com representantes do Sintesam

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h27 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h33 | Acessos: 863

Durante o encontro, os coordenadores gerais do Sintesam, Crizolda Araújo e Diego Squinello, propuseram alteração da resolução 027/2008-Consepe para permitir que técnico-administrativos em educação (TAE’s) possam coordenar projetos de pesquisa

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na tarde desta quinta-feira, 9, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, reuniram-se com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam).

Alteração da Resolução 027/2008 - Consepe

Durante o encontro, os representantes do Sintesam entregaram documento com proposta de alteração da resolução 027/2008 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para permitir que técnico-administrativos em educação possam coordenar projetos de pesquisa.

TAE’s - atuação na área de pesquisa

Coordenadora geral do Sintesam, Crizolda Araújo, destacou que o documento está embasado em consulta a outras instituições de ensino superior.

“Realizamos ampla consulta a outras Instituições de Ensino Superior. Na maioria delas, esta possibilidade está garantida, sendo a Ufam uma das poucas universidades que ainda não permite.

Com o aumento da qualificação da categoria proporcionado pelo Plano de cargos e carreira dos Técnico-administrativos em Educação (PCCTAE), vários técnicos e técnicas coordenam importantes projetos de pesquisa, que contribuem com a estruturação da universidade e a formação de cientistas para a sociedade brasileira. Há, inclusive, técnicos da Ufam que tiveram projetos de pesquisa aprovados em agências de fomento, inclusive com participação de outras instituições e, atualmente, são obrigados a executá-los sem registro institucional, uma vez que a Ufam ainda não permite ao TAE exercer essa função, realidade que, em breve, pretendemos mudar com esta proposta de alteração na resolução”, argumentou a representante do Sintesam.

Apreciação pelo Consepe

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, comprometeram-se a submeter a proposta à avaliação dos membros do Consepe.