Página inicial > Notícias Destaque > Administração Superior realiza entrega de equipamentos de videoconferência e teletransmissão a gestores das Unidades Acadêmicas fora da sede

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h10 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 09h12 | Acessos: 469

A partir desta semana, a entrega dos equipamentos passa a ser feita aos gestores das unidades acadêmicas da capital

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na última quinta-feira, 9, o reitor, professor Sylvio Puga, e a vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, realizaram a entrega de equipamentos de videoconferência e teletransmissão a gestores das Unidades acadêmicas da Ufam situadas fora de Manaus, a saber: o Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente ( IEAA), em Humaitá; o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), unidade da Ufam no município de Itacoatiara; o Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, e o Instituto de Saúde e Biotecnologia ( ISB), no município de Coari.

Apoio às atividades acadêmicas e administrativas

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressalta que o investimento na distribuição de câmeras para webconferências objetiva apoiar as atividades acadêmicas e administrativas na Universidade. “Institucionalmente, as webconferências viabilizam a realização remota de web-aulas, palestras, treinamentos e reuniões administrativas.Logo, esse investimento contemplará todas as nossas unidades acadêmicas. Já entregamos os equipamentos para as unidades da Ufam fora de Manaus e, nas próximas semanas, os equipamentos serão entregues para as unidades acadêmicas da capital”, afirmou o gestor.

Sala de videoconferência do ISB

A diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia, unidade acadêmica da Ufam no município de Coari, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, ressaltou a importância do investimento da Ufam nos equipamentos que fortalecem a comunicação institucional. “A câmera que o ISB recebeu da reitoria vai contribuir para equiparmos a sala de videoconferência do Instituto. Uma ferramenta importante para a realização de atividades remotas de Ensino, pesquisa e extensão”, declarou a gestora do ISB.

Câmeras PTZ

O diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Jorge Calos Magno, detalha os equipamentos entregues às unidades acadêmicas. “As câmeras PTZ possuem sistema de imagem Ultra HD, controle automático de câmera, além de um design de alta qualidade e desempenho premium em ambientes profissionais para reuniões de todos os formatos e tamanhos. O termo PTZ é uma sigla que une três funcionalidades em câmeras (PAN, TILT e ZOOM): PAN, que é a movimentação horizontal (panorâmica) da câmera; TILT, que é a movimentação vertical da câmera e Zoom, que é a capacidade de aproximar as imagens com o movimento da lente”, explicou o diretor.