Página inicial > Notícias Destaque > I Fórum Proadm de Gestores é pautado na busca de soluções administrativas coletivas

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 18h33 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 18h34 | Acessos: 474

A primeira edição do Fórum foi encerrada com talk show dos servidores da Pró-Reitoria

Na tarde desta quinta-feira, 9 de junho, no Auditório Rio Jutaí, localizado na Faculdade de Tecnologia (FT), a Pró-reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas (Proadm/ Ufam) encerrou o I Fórum Proadm de Gestores. O evento aconteceu entre os dias 7 e 9 de junho e abordou temas como Licitações, Departamento Material, Convênio, Formalização, Contratos e Finanças.

Ao fazer o balanço da primeira edição do Fórum, a pró-reitora de Administração e Finanças, professora Ângela Bulbol, lembra que a Instituição iniciou um processo inovador que fomenta o conhecimento corporativo. “Se pensarmos em ciclos, nós encerramos muito bem essa primeira etapa porque esse é o momento em que introduzimos uma nova cultura de reconhecer que dentro da própria Universidade existem as soluções para as questões internas. A partir do conhecimento dos fluxos de trabalho e da integração com as equipes de execução é que nós vamos encontrar os caminhos de esclarecimento, conexão e comunicação institucional”, explicou.

A gestora falou também que esse é um processo cultural que não ocorre rápido. “Trata-se de um processo em construção, mas se pensarmos que, em uma primeira iniciativa, a Proadm já reuniu uma boa parte de gestores Unidades Acadêmicas e Pró-reitores, que reconheceram a importância desse momento de reflexão e formulação, faço um balanço positivo da atividade. Nós tivemos clareza, transparência e compromisso da parte da Proadm e com muita objetividade foi mostrado todas as fases dos nossos processos. Utilizamos uma abordagem cronológica sobre a tramitação de processos até gerar os resultados finais. São esses resultados que impactam na satisfação daquele que importa para a gente: o nosso aluno. Ressalto também o aspecto da comunicação porque convidamos as Unidades fora da sede e isso fortalece, institucionalmente, a nossa relação e aperfeiçoa os nossos fluxos por meio de sugestões”, enfatizou.

Gestores

Para o diretor do Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado em Benjamin Constant, professor Ribamar Nunes, as experiências que promovem integração entre os gestores da Universidade são extremamente relevantes porque possibilitam compartilhar demandas e ajustar direcionamentos. “ O Fórum integrou de forma significativa as diretorias do campus sede com as unidades do interior. Recebemos informações sobre o funcionamento da Proadm e isso nos traz um entendimento mais coletivo, possibilitando solucionar as questões comuns, além de ajustarmos os fluxos dentro da Universidade. Houve uma escuta ativa relacionada às  nossas dúvidas e experiências”, disse.

Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, o evento promovido pela Proadm mostra a necessidade do trabalho em conjunto entre as Unidades Acadêmicas e os setores administrativos. “Essa ideia de unidade tem por finalidade mantermos a probidade administrativa, evitar erros e trabalhar com a minimização de riscos, além de fortalecer a integridade na Administração Pública”, ressaltou.

O diretor da Faculdade de Letras, professor Robert Rosas, lembrou da importância de reunir as Unidades Acadêmicas para tratar de temáticas que estão no topo das prioridades dos gestores. “O evento esclareceu, por meio das apresentações, situações em que isoladamente teríamos dificuldades de solucionar. Foi a oportunidade de ouvir não só as dificuldades enfrentadas dentro da Administração Pública, mas a possibilidade de propomos soluções. O Fórum acaba articulando os desafios e as experiências de sucesso das demais Unidades. A questão central é que em um momento com grandes desafios para a universidade pública, nós acabamos nos encontrando para buscar caminhos coletivos”, finalizou.