Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau para 13 formandos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Ufam outorga grau para 13 formandos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 15h43 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 15h43 | Acessos: 815

Na noite desta quarta-feira, 8 de junho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), outorgou grau para 13 discentes do curso de Farmácia. Participaram da cerimônia também oito egressos do curso que colaram grau em cerimônia fora de prazo.

A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus sede, e foi presidida pela pró-reitora de Administração e Finanças, professora Ângela Bulbol, na ocasião representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga. Fizeram parte da mesa de honra o coordenador acadêmico, professor Antônio Batista da Silva, representando a diretora da FCF, professora Débora Teixeira Ohana; a paraninfa, professora Fernanda Guilhon Simplicio; o coordenador em exercício do curso de Farmácia, professor Marcelo Campese; a homenageada com o nome da Turma, professora Ellen Regina da Costa Paes; e a patronesse, professora Ana Karla Lima  Freire Cabral.

Durante a solenidade, a pró-reitora de Administração e Finanças, professora Ângela Bulbol, lembrou da relevância dos familiares na trajetória dos discentes e do orgulho que os egressos devem ter de fazer parte da Ufam. “Nesse momento, eu me sinto institucionalmente responsável por uma fala que remete a necessidade que vocês têm a partir de agora de levar a Ufam onde vocês estiverem. Nós trabalhamos intensivamente para que a Universidade se fortaleça e essa marca seja um marco na vida dos que fazem parte da sociedade amazonense. Tenham orgulho deste que foi um ciclo e nós permaneceremos aqui em nome de vocês e dos que virão”, destacou.

Cerimônia

A oradora da turma, bacharela Sangely Mendonça Barbosa Quaresma, emocionada, iniciou o seu discurso relembrando a trajetória da turma nº 112 e os momentos de insegurança vividos durante a pandemia. “Infelizmente, perdemos pais, avós, irmãos, tios, primos, amigos e outras milhares de pessoas. E, hoje, estamos aqui nos formando em um cenário inimaginável. Superamos muitos desafios para chegar a esta noite e a palavra que a define é gratidão. Primeiramente a Deus pelas nossas vidas e por capacitar tantos profissionais para cuidar na nossa saúde; gratidão aos nossos apoiadores que estão hoje nos prestigiando; gratidão aos nossos professores, que além de todo o ensinamento farmacêutico, também nos ensinaram sobre a vida; gratidão a Ufam por nos proporcionar ensino público de qualidade. E por estarmos aqui, nesse auditório lotado, vivos e com saúde, eu gostaria de encerrar dizendo: viva a Ciência, viva a vacina e viva o Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou.

Para a paraninfa do curso, professora Fernanda Guilhon Simplicio, a responsabilidade de ser a última docente a falar com os egressos antes de entregá-los à sociedade vem junto com a felicidade de ter sido amiga durante o percurso. “Prezados, esse é um momento de despedida sim, mas é uma despedida feliz. Nós professores chegamos nesse momento com a sensação de dever cumprido. Quanto a vocês, tenho certeza que todos aqui têm motivos para ter saudade do que viveu nos últimos anos. Nós continuaremos aqui, para apoiá-los, a partir de hoje, como colegas de profissão. Eu, como amiga, também quero dizer que desejo que vocês abracem nossa linda profissão com coragem, força, generosidade, ânimo, tranquilidade, paciência, resistência e perseverança”, disse a docente.

Segundo o coordenador acadêmico, professor Antonio Batista da Silva, no ato representando a diretoria da FCF, os egressos estão preparados para atuar profissionalmente e a noite de conquista é fruto da combinação do esforço pessoal e familiar de cada um. "Parabéns a todos os formandos, que vocês tenham sucesso na profissão, principalmente, na nossa área que podemos atuar em mais de 120 áreas do conhecimento. Construam pontes. Não construam barreiras e paredes, construam pontes. Vocês saem da Ufam com todo o conhecimento técnico necessário para servir a uma sociedade tão necessitada. Em qualquer lugar que vocês escolham atuar sejam humildes e atendam bem quem for ao encontro de vocês”, finalizou.

Lista de formandos

1. BEATRIZ SANTOS SIQUEIRA
  2.  DON DE DIEU TAYAYA DON DE DIEU
  3. ELLEN SOUZA DA SILVA