Página inicial > Notícias Destaque > Professora Patrícia Melo passa a integrar o time de colunistas do UOL

Professora Patrícia Melo passa a integrar o time de colunistas do UOL

Publicado: Quinta, 09 de Junho de 2022, 12h58 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 14h08 | Acessos: 954

“É a primeira vez que historiadores negros e negras ocupam, dessa forma, um veículo de imprensa de grande circulação comprometidos com letramento histórico e com a luta antirracista”, afirma a professora titular da Ufam, que assinará artigos para a Coluna Presença Histórica, um formato inédito na plataforma brasileira de conteúdo

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A docente aposentada do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Patrícia Alves Melo, tornou-se uma das colunistas da empresa de conteúdo UOL.

Em conjunto com profissionais de História da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RHN) das cinco regiões do Brasil, ela assina artigos para a Coluna Presença Histórica, os quais, a partir da parceria com o UOL, passam a ser disponibilizados na plataforma brasileira de conteúdo.

Diferencial

A colunista e historiadora ressalta o caráter inédito do formato da coluna na empresa de conteúdo. “É a primeira vez que historiadores negros e negras ocupam, dessa forma, um veículo de imprensa de grande circulação comprometidos com letramento histórico e com a luta antirracista. Além dos temas relacionados à presença negra e por conta da minha experiência acadêmica de pesquisa em História Indígena, também me preocupo em abordar dimensões das trajetórias históricas das populações indígenas no Brasil, que também constituem meu campo de estudo”, afirmou a pesquisadora.

RHN

Ela também destacou que a Coluna Presença Histórica é uma iniciativa da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RNH), instituição que congrega mais de 300 profissionais no Brasil. “A Coluna Presença Histórica é uma ação de História Pública da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros. Somos profissionais de História dialogando com a historiografia, refletindo sobre dimensões de nossos passados presentes, buscando colaborar para que mais pessoas se reapropriem dessas narrativas, ressignificando os tempos em que vivem e lutam. Sinto muito orgulho de fazer parte deste trabalho", declarou a professora titular da Ufam, que também é bolsista de produtividade, na categoria 1B, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Colunistas

Além da professora Patrícia Melo, compõem o time de colunistas os historiadores Ana Flávia Magalhães, professora do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB); Carlos da Silva Jr., professor de História da Universidade Estadual de Feira de Santana e presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos; Fernanda Oliveira, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mariléa de Almeida, psicanalista e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Periodicidade semanal

A parceria com o UOL teve estreia nesta quarta-feira, 8. Os artigos da Coluna Presença Histórica serão publicados semanalmente, em sistema de rodízio dos colunistas.  Confira os artigos da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros (RHN) já compartilhados na Plataforma UOL Aqui