Página inicial > Notícias Destaque > Proext convida professores e técnicos com projetos aprovados nos editais da Fapeam a institucionalizarem suas propostas

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 08h09 | Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 13h58 | Acessos: 482

Os projetos devem ser institucionalizados junto ao Departamento de Articulação das Ações de Extensão, na modalidade Extensão/ Projeto Autossustentável

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da Proext

O Departamento de Articulação das Ações de Extensão da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Darpex/Proext) convida professores e técnico-administrativos em educação que tiveram suas propostas de Eventos aprovadas nos Editais da FAPEAM (EDITAL N.º 001/2022 – Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP C,T&I e  EDITAL N.º 002/2022 – Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas – PAREV – CHAMADA Ia institucionalizarem seus projetos na Modalidade de Extensão Projeto Autossustentável.

Projetos Autossustentáveis

Os Projetos Autossustentáveis são aqueles cujos recursos captados são oriundos de financiamentos, via edital ou não, por instituições públicas ou privadas, cobrança de matrículas, inscrições e/ou mensalidades, assim como aqueles provenientes de prestação de serviços, e que não fazem uso de recurso interno da Universidade para sua execução.

A modalidade é de fluxo contínuo na Pró-reitoria de Extensão e os projetos devem ser submetidos ao Darpex, via SEI, em formulário próprio. Para mais informações sobre a institucionalização dos projetos, a Proext disponibiliza os seguintes contatos do Darpex: Telefone institucional - (92) 99182-1833 e email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Registros e certificação

Diretor do Darpex, professor Paulo Negreiros, aponta a importância da institucionalização dos projetos. “Com a institucionalização, além de a Proext ter os devidos registros das ações extensionistas na Universidade Federal do Amazonas, os proponentes terão direito à certificação da equipe e do público participante”, destacou o gestor.

Ufam e agências de fomento

Pedagoga do Darpex, professora Débora Oliveira, afirma que é fundamental que os proponentes desses projetos, institucionalizem suas ações de extensão na Proext como Projetos Autossustentáveis. “Isso irá mostrar, estatisticamente, que a Universidade tem trabalhado conjuntamente com as agências de fomentos para propagar a ciência e a tecnologia no Estado do Amazonas”, ressaltou.

Ufam - projetos aprovados

No total, foram aprovados 27 projetos propostos por membros da Universidade Federal do Amazonas, contabilizando R$ 1.267.428,00 de investimentos em ações de extensão. Confira, a seguir, os projetos aprovados: