Página inicial > Notícias Destaque > I Fórum Proadm de gestores inicia com foco no fortalecimento dos sistemas gerenciais da Universidade

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 13h34 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2022, 14h14 | Acessos: 400

Até a próxima quinta-feira, 9, serão realizadas palestras e um Talk show com a equipe de gestores da Proadm

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira, 7, teve início o I Fórum Proadm de Gestores. Promovido pela Pró-reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas (Proadm/ Ufam), o evento tem o propósito de reafirmar o compromisso da pró-reitoria com o bom desenvolvimento das atividades relativas à contabilidade, compras, patrimônio e o estabelecimento de contratos e convênios, objetivando a eficiência e a eficácia da gestão administrativa.

Fortalecimento dos sistemas gerenciais

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a relevância do fórum para promover o progresso institucional. “Durante a exibição do vídeo institucional da Proadm, percebi que não havia papel algum sobre as mesas de trabalho e esse avanço deve ser ressaltado, considerando que antes as mesas eram tomadas de papéis e um dos meus compromissos de campanha era avançar com o apoio da tecnologia e avançamos. Hoje temos o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mas sistemas não são suficientes, os progressos só são possíveis acompanhados de pessoas entusiasmadas, treinadas e qualificadas. Vejo este seminário como uma semente que irá germinar somente se cair em terra fértil e essa terra fértil é, exatamente, o compromisso de cada um de nós em elevarmos, cada vez mais, o nome da nossa instituição, que é perene, que está acima de nós, que, centenariamente, forma pessoas em nossa sociedade. Portanto, quero parabenizar a professora Ângela Bulbol e a sua equipe pela realização do I Fórum Proadm de gestores e pedir o empenho e o compromisso de todos os participantes. Estarei aqui para apoiar o engajamento de todos e, dessa forma, fortalecer o sistemas gerenciais da Universidade Federal do Amazonas”, discursou o reitor.

Aprendizado corporativo

A pró-reitora de Administração e Finanças, professora Ângela Bulbol, ressaltou que durante o Fórum serão compartilhados conhecimentos que regem os processos contábeis, de compras, de estabelecimento de contratos e convênios na Universidade. “É uma grande satisfação estar aqui promovendo esse momento de reflexão e prática em nossa Universidade. Recentemente, li um artigo do professor Roberto Macedo sobre agilidade organizacional no setor público. Uma década atrás era praticamente impossível combinar, na mesma frase, as palavras agilidade, eficiência e estratégia com setor público. A busca por boas práticas é interminável, pois é um processo de conjunto, de parceria. Nosso esforço é diário na Proadm para reconhecer a dor institucional, essa que provoca dilemas que, algumas vezes, parecem insolúveis, mas superados pela boa conversa, pelo entendimento e, acima de tudo o pelo conhecimento dos processos, que é o que dá sentido ao que chamamos de organização. E é para compartilhar com vocês conhecimentos corporativos de como funcionam normas, caminhos e indicadores, na Proadm, quanto a processos contábeis, de compras, de estabelecimento de contratos e convênios que estamos aqui. Desejo a todos nossos colegas um excelente e produtivo momento de aprendizado corporativo”, declarou a pró-reitora.

O diretor da Faculdade de Tecnologia, professor João Caldas Neto, afirmou que o Fórum será a oportunidade de dirimir várias dúvidas dos gestores da Ufam relacionados a processos internos de aquisição de equipamentos. “É uma grande satisfação ver o auditório da Faculdade de Tecnologia cheio. Este é primeiro evento presencial que sediamos depois do retorno das atividades presenciais. Desejo registrar que esse fórum foi uma reivindicação da Faculdade de Tecnologia para tirar dúvidas com relação a processos internos relativos à aquisição de equipamentos e, para um aproveitamento melhor, a Proadm estendeu a todos os gestores, considerando que as dificuldades vivenciadas aqui são compartilharas por outros gestores. Desejo a todos um excelente fórum”, disse o diretor da FT, que também anunciou que, em breve, o auditório da FT receberá o Fórum de energia.

Vídeo Proadm

A abertura do evento contou, ainda, com a exibição do vídeo institucional da Pró-reitoria de Administração e Finanças, no qual os participantes do evento puderam acompanhar a apresentação dos respectivos setores, gestores e competências da Proadm.

Palestras

A primeira palestra do Fórum foi proferida pela diretora do Departamento de Material da Universidade, administradora Nycole Oliveira Santos. Durante sua apresentação, ela orientou os gestores quanto ao funcionamento do setor e como devem ser encaminhados os pedidos de compras e serviços. “Atualmente acontece de chegar pedido sem os documentos necessários. Muitos gestores só realizam o pedido, mas não acompanham o fluxo, para verificar se falta algum documento. Orientamos que esse acompanhamento é essencial. Em outras oportunidades, um equipamento é solicitado, mas não consta a aquisição dele no planejamento da unidade. Às vezes, a unidade até tem recurso, mas no planejamento não está previsto o gasto desse recurso com o referido equipamento e, sim, com outro objeto. Logo, as orientações disponibilizadas neste Fórum têm o objetivo de que os pedidos passem a chegar com a documentação completa e alinhados com o planejamento do setor”, afirmou a gestora.

Confira a programação completa: