Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Abertura da XVIII Semana de Agronomia e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia aborda Ensino, Agronomia Sustentável e Agro 4.0
Início do conteúdo da página

Abertura da XVIII Semana de Agronomia e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia aborda Ensino, Agronomia Sustentável e Agro 4.0

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 17h14 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 17h42 | Acessos: 779

Na manhã desta segunda-feira, 6 de junho, no Auditório Eulálio Chaves, ocorreu a abertura da XVIII Semana de Agronomia e II Encontro Regional de Estudantes de Agronomia com o tema “Panorama Rural do Amazonas: da Agronomia ao Agro 4.0”. Ao todo, são cerca de 200 participantes, dos municípios de Manaus e Itacoatiara,  que até o dia 10 de junho contam com uma programação com palestras, minicursos, apresentação de trabalhos, atividades extras e culturais.  Durante a solenidade, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, representou a Administração Superior.

O objetivo do evento é apresentar e discutir o cenário atual da Agronomia no estado do ponto de vista sustentável associado às novas tecnologias. De acordo com o coordenador do curso de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Silfran Rogério Marialva Alves, o evento foi pensado para integrar os diferentes campus da Ufam, além da programação passar por temas como sustentabilidade, licenciamento ambiental, produção rural no Amazonas, Assistência Técnica e Extensão rural, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Controle alternativo de doenças de plantas, produção e certificação de orgânicos, drones na Agricultura, entre outros.

“Esperamos que ao final da Semana nossos discentes tenham um bom entendimento sobre os diversos aspectos referentes à Agronomia. Além disso, a XVIII Semana de Agronomia foi pensada e executada, sobretudo, pelos discentes, mostrando o empenho deles em ações coletivas de forma a prepará-los para estas trocas quando forem atuar profissionalmente”, destacou.         

O evento é uma realização do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia (CUCA), em parceria com a coordenação do curso de Agronomia e a FCA. Segundo a presidente do CUCA, discente Jhade Saraiva, a Semana tem foco em duas frentes relevantes para o Engenheiro Agrônomo: a sustentabilidade e a tecnologia. “Nós nos planejamos muito e queremos que todos os alunos participem, usufruam de todas as atividades disponíveis e saiam da Semana mais preparados para o mercado de trabalho. Relembro, aos interessados, que as inscrições seguem abertas até dia 7 de junho, no Auditório Sumaúma, localizado da FCA”, enfatizou.   

Abertura 

A palestra de abertura, com o tema “Qualidade do Ensino para o Exercício Profissional do Engenheiro Agrônomo”, foi proferida pelo docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e diretor de Integração do Sistema Educacional da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB), professor Almir Gnoatto. O docente abordou a legislação da profissão, desde o seu reconhecimento até os dias atuais, que garante uma formação eclética, generalista, crítica e humanista para dar conta dos desafios da contemporaneidade. 

“Nossa preocupação é ter a tecnologia como aliada de forma a facilitar o trabalho do profissional. Entender a forma que o Ensino está sendo estruturado para relacioná-lo com o mercado. Nossos desafios incluem considerar o uso da Agricultura digitalizada, automação, entre outros, para otimizar a produção e aliado a isso, também, é preciso considerar a sustentabilidade e os recursos naturais. Esse é o papel do Engenheiro Agrônomo. Nós sabemos o nosso papel na sociedade e precisamos olhar para frente entendendo qual o perfil de profissionais que o mercado está exigindo para nós, enquanto docentes, nos sintonizarmos com essas necessidades para que nosso aluno possa exercer, na sua plenitude, sua profissão”, destacou.        

Fizeram parte da mesa de honra o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, professor Carlos Victor Lamarão; coordenador do curso de Agronomia Silfran Rogério Marialva Alves; secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães; presidente Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/AM), Afonso Lins; representante Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), analista ambiental Fidel Matos Castelo; representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Cordeiro; presidente Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Muni Lourenço Silva Júnior e representante da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação, Luiz Carlos do Herval Filho.

Semana de Agronomia

O coordenador do curso de Agronomia do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológica da Ufam (ICET/Ufam), localizado em Itacoatiara, professor Arthur Antunes, falou da experiência dos discentes de trocar conhecimento e saberes com os colegas do campus sede. “Nós fomos convidados para participar e nos empenhamos para trazer os discentes até aqui. Tivemos o apoio necessário e acreditamos que essa é uma oportunidade dos nossos alunos trocarem informações, ideias e contatos com os colegas da área. A expectativa é que além das palestras e dos trabalhos apresentados, eles aproveitem para expandir suas relações dentro da Agronomia”, disse.         

De acordo com a discente do sexto período de Agronomia do campus sede, aluna Hayanne Hafá, as palestras apresentam o panorama da área e o evento reintegra os alunos durante o retorno das atividades presenciais. “Foram dois anos bem difíceis para todos, mas a nossa área, por ter muitas atividades práticas e em laboratórios, tivemos bastante dificuldade. Agora, quero aproveitar a Semana Acadêmica e o retorno presencial para aprender bastante”, finalizou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página