Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Faculdade de Informação e Comunicação recebe homenagem em Sessão especial da Assembleia Legislativa
Início do conteúdo da página

Faculdade de Informação e Comunicação recebe homenagem em Sessão especial da Assembleia Legislativa

Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 16h19 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 16h19 | Acessos: 477

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Os cinco anos de criação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/ Ufam) foram homenageados em sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta segunda-feira, 6, no Plenário Ruy Araújo do Poder Legislativo Estadual.


Universidade Rural

Durante a homenagem, o proponente, deputado Tony Medeiros, ressaltou a importância da FIC para a formação dos profissionais de Comunicação, Arquivologia e Biblioteconomia do Estado do Amazonas e anunciou a criação do Programa Universidade Rural. “Tive a grata satisfação de acompanhar a expansão, a modernização, a interiorização da Ufam, sem dúvida, a primeira Universidade daqui a se interiorizar. Nasci no interior do Estado, em uma comunidade que não tinha nem o ensino fundamental e minha mãe sempre me dizia que a educação era a única forma de corrigir distorções. Ainda hoje observo como é difícil se educar na área rural e, justamente pensando nisso, que elaboramos o projeto Universidade Rural, já autorizado pelo governo do Estado, e que deverá ser instalado em polos comunitários, para dar oportunidade de educação para quem mora na zona rural. Quanto aos cinco anos da FIC, quero dizer que depois do pronunciamento do professor Walmir Albuquerque fica difícil falar qualquer coisa da área de Comunicação. Mas quero parabenizar a FIC, seus professores, alunos e demais colaboradores, dizer que este momento da unidade acadêmica, que parece pequeno, é um grande passo para continuar a oferecer grandes profissionais para a sociedade na região amazônica. É uma honra recebê-los aqui e coloco a Aleam à disposição da Ufam, da FIC, responsáveis por tantas gerações de excelentes profissionais”, discursou o parlamentar.


Novos investimentos

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, ressaltou que os cinco anos da FIC coincidem com os cinco anos que está na gestão superior da Universidade e fez uma breve prestação de contas da parceria estabelecida entre a Administração superior e a FIC. “Esses cinco anos da FIC são compatíveis com os cinco anos que estou à frente da Universidade como reitor. De lá para cá, conseguimos concluir o bloco 1 da FIC, inaugurado no dia 30 de dezembro de 2018, inauguração que contou com a presença do Ministro da Educação. Depois, começamos a trabalhar no projeto do prédio 2 da Faculdade, inclusive desejo anunciar que o projeto arquitetônico está pronto e posso dizer, com muita tranquilidade, que trabalhamos arduamente para que, em breve, possamos licitar não apenas o novo bloco da FIC, mas também o novo bloco do IFCHS, da Faartes e da Flet, para que a infraestrutura na Universidade seja resolvida de forma integrada. Desejo reafirmar o compromisso de trabalhar para que possamos dar as condições necessárias para todas as nossas faculdades e cursos e, dessa forma, cumprir nossa missão institucional que é levar conhecimento a toda a região amazônica. Vida longa aos idealizadores da FIC e avante Ufam!”, discursou o reitor.


Conquistas

O diretor da FIC, professor Allan Rodrigues, agradeceu a presença de professores, técnico-administrativos em educação, graduandos da FIC e autoridades universitárias na solenidade e destacou os progressos da Faculdade de Informação e Comunicação ao longo desse quinquênio. “Esses cinco anos marcam a consolidação desse projeto coletivo da FIC, o qual começou a se desenhar em 2013, no antigo departamento de Comunicação Social, abrigado no antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que era composto por 23 cursos e 13 departamentos. Depois, contou com a adesão do departamento de Arquivologia e Biblioteconomia e construímos esse projeto coletivamente. Discutimos a criação da FIC nos colegiados internos e superiores e, em 2017, foi criada a Faculdade. Durante esses cinco anos de criação, que tinha como principal objetivo fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas da comunicação e da informação, já colhemos vários frutos. Temos um bloco novo inaugurado, onde todos os laboratórios da área da comunicação estão instalados, os professores receberam gabinetes próprios e espaço para realizarem pesquisas, temos um miniauditório, criamos mais um curso, que é o curso à distância em biblioteconomia e estamos em via de apresentar uma APCN de novo curso de mestrado em Comunicação. Tudo isso indica o quanto melhoramos”, declarou o diretor.


Futuro

Ele ressaltou ainda os projetos da FIC para os próximos anos. “No momento, congregamos esforços para a construção do Bloco 2 da FIC. O prédio irá abrigar os cursos da área de Informação, que ainda não possuem laboratórios específicos. Com esse bloco, poderemos pensar em novos cursos de graduação. O projeto está pronto e o compromisso da reitoria é que seja licitado ainda esse ano. Temos a expectativa de que, em 2023, possamos iniciar as obras”, completou o diretor.


Gratidão

Professor emérito da Ufam e ex-reitor da Universidade, o professor Walmir Albuquerque agradeceu ao proponente da homenagem, deputado Tony Medeiros, o reconhecimento público pelos relevantes serviços prestados pela FIC à sociedade. “Vamos comemorar esses cinco anos com tudo o que foi construído até aqui. E vamos continuar a jornada de conquistas pensando sempre adiante. Excelentíssimo deputado, externo não só meus cumprimentos, mas meus agradecimentos por esta homenagem. O senhor não apenas legisla, mas também canta, também é o amo do boi e de todos nós. Obrigado”, discursou o professor Walmir Albuquerque.

Mesa honra

Além do presidente da solenidade, deputado estadual Tony Medeiros; do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; do diretor da FIC, professor Allan Rodrigues e do ex-reitor da Ufam, professor Walmir Albuquerque, compuseram a mesa de honra a coordenadora acadêmica da FIC, professora Guilhermina Terra; o diretor administrativo da FIC, Faustino Gomes Beleza; a representante do Conselho Federal de Relações Públicas e docente do curso de Relações Públicas da FIC, professora Inara Costa; a diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Iraildes Caldas; o diretor da Faculdade de Direito, professor Adriano Fernandes; o secretário municipal de Comunicação, jornalista Israel Conte e a diretora executiva adjunta da Secretaria de Estado de Comunicação, Fleyze Viana de Souza.

 

Apresentações culturais

A solenidade contou com a apresentação do Coral da Ufam, da Banda de música do 9 Distrito Naval - patrimônio cultural e imaterial do Estado do Amazonas - e do vídeo institucional alusivo aos cinco anos da FIC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página