Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 18 formandos da Faculdade de Psicologia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 18 formandos da Faculdade de Psicologia

Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 00h27 | Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 09h14 | Acessos: 1133

Solenidade foi a primeira colação de grau presencial do curso de Psicologia após a suspensão das atividades presenciais na Ufam em virtude da pandemia de COVID-19

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

 Em solenidade presidida pela pró-reitora de Administração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora Ângela Neves Bulbol de Lima, na noite desta quinta-feira, 2, receberam a outorga de grau 18 finalistas do curso de Psicologia.

Mesa de honra


Além da pró-reitora, que representou o reitor, professor Sylvio Puga, na solenidade, compuseram a mesa de honra a diretora da Faculdade de Psicologia e e homenageada com o nome da turma, professora Ana Cristina Fernandes Martins; o paraninfo da turma e coordenador do curso, professor Mark Souza Torres e a patronesse da turma, professora Cláudia Regina Brandão Sampaio.

Gratidão


Durante seu pronunciamento, a professora Ângela Bulbol ressaltou ser a primeira vez que representa o reitor da Ufam em uma solenidade de outorga de grau. “Desejo cumprimentar meus colegas professores, na pessoa da professora Ana Cristina Martins, diretora da Faculdade de Psicologia. Quanta emoção já sentimos nesta noite. Queria confessar que é a primeira vez que represento o reitor em uma solenidade de colação de grau e tenho a felicidade de participar da outorga de grau de psicólogos e psicólogas. Vocês trouxeram até aqui as histórias de tantas pessoas que ficaram pelo caminho. Não sabemos exatamente quantos ficaram pelo caminho durante essa pandemia. Tudo o que sabemos é que precisamos resistir e sermos gratos por podermos estar juntos aqui. A vocês, recém-formados, o meu desejo mais sincero é que vocês sigam o sonho e os projetos de vocês. Tenham determinação e garra, pois isso ninguém tira de vocês. Parabéns, psicólogos e psicólogas. Cuidem sempre de nós”, discursou a pró-reitora.

Agradecimento à ciência

A diretora da Fapsi e homenageada com o nome da turma, professora Ana Cristina Martins, ressaltou que esta é a primeira colação de grau presencial do curso de Psicologia, após a suspensão das atividades presenciais na Ufam, em virtude da pandemia de COVID-19. Ela destacou a importância da ciência no combate à pandemia, o que permite a retomada gradual das atividades presenciais.


“Estamos tendo o privilégio hoje de participar da primeira colação de grau da Psicologia na modalidade presencial nesse processo de pandemia, que ainda não passou. Todos nós, durante essa pandemia, perdemos pessoas queridas entre familiares, amigos, conhecidos e vizinhos. Dentro do que foi possível, construímos novas formas de relação, mesmo com muita saudade de tudo que vivenciávamos até março de 2020, quando a OMS decretou a pandemia, bem no dia do sarau de recepção da turma de Psicologia de 2020, uma sexta-feira 13, na qual ficamos sabendo que, a partir da segunda-feira, dia 16, as atividades presenciais na Ufam estavam suspensas. Aquilo que parecia um filme de ficção científica nos fez mudar de forma surreal as nossas existências. Mas graças à ciência, estamos aqui hoje. A Terra é redonda. Viva o SUS e espero que, em breve, possamos ter um outro cenário do ponto de vista político, social e econômico no nosso país, para que todo o processo de exclusão que se gerou nos últimos anos possa ser revertido. A vocês, recém-formados, que agora escrevem um novo capítulo da trajetória pessoal e profissional de vocês, peço que sempre reflitam sobre o juramento que foi feito e preservem o compromisso ético-profissional firmado aqui”, discursou a diretora.

Coragem, compromisso e protagonismo

Ela também destacou a importância da Psicologia no cenário regional e nacional. “A Psicologia está há 28 anos no Amazonas e vai completar 60 anos, enquanto ciência e profissão no país, no próximo mês de agosto. A Psicologia tem um papel importantíssimo diante de toda a violência e barbárie que temos presenciado em nosso país, o que demonstra que nossa sociedade está doente. Calcados nos direitos humanos, os profissionais da Psicologia atuam, contribuindo para que a sociedade saia da letargia, do cenário de violência e de exclusão. Espero que a coragem, o compromisso e o protagonismo que demonstrados durante a permanência de vocês aqui na Ufam se prolonguem por toda a existência de vocês, na vida pessoal e na trajetória profissional”, completou a gestora da Fapsi.

Respeito aos princípios éticos da Psicologia

Durante seu pronunciamento, o paraninfo da turma e coordenador do curso, professor Mark Souza Torres, ressaltou que torce para que cada recém-formado desenvolva a carreira respeitando os princípios éticos da Psicologia enquanto ciência e profissão. “Hoje é uma noite muito especial, de transição, de rememoração, de fortalecimento de compromisso profissional e afetivo, a partir dos primeiros passos no desenvolvimento de construção de uma carreira. Enquanto profissionais de Psicologia, vocês já não são mais aqueles jovens do primeiro período da Faculdade. Jovens que iniciaram sua formação em 2016, outros em 2017. Eram outras pessoas, com outras questões, com outras situações de vida. Hoje vocês começam a vislumbrar novas possibilidades. Percorrer os caminhos da formação em Psicologia pode ser surpreendente, desafiante. A cada semestre, novas descobertas, novos desafios. Além disso, faz parte dessa construção a capacidade de reconhecer que, quanto mais se estuda, menos se sabe e é isso que faz cada um de nós termos a possibilidade de continuar seguindo em frente, estudando. Hoje é o fim de uma etapa e o começo de tantas outras que vocês ainda não conhecem. Além dos desafios acadêmicos, existem também os desafios pessoais. Pra chegarem até aqui, vocês percorreram muitos desafios, enfrentaram situações que só vocês mesmos sabem e, enfrentando esses desafios, vocês também construíram as características profissionais de vocês. Além do conhecimento adquirido na academia, vocês desenvolveram empatia, capacidade de escuta, capacidade de acolhimento dos outros, porque também foram acolhidos, quantas vezes foram necessárias. Torço para que cada um, cada uma de vocês exerça e desenvolva a sua carreira da melhor forma possível, respeitando os princípios éticos da Psicologia enquanto ciência e profissão, defendendo práticas científicas baseadas em evidências e, principalmente, abrindo-se para a experiência de saúde e cuidado mental sua e daqueles que um dia irão confiar em vocês, reconhecendo-os como profissionais de Psicologia. Que vocês sigam também sempre defendendo a Universidade pública de qualidade, com investimentos de recursos para o desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão. Por fim, quero deixar o meu registro do retorno das colações presenciais. Achávamos que não conseguiríamos mais fazer isso de novo e como é bom olhar nos olhos das pessoas que gostamos e compartilhar momentos como este. Na pandemia, muitos foram os que perderam pessoas queridas e até hoje isso dói e, como profissionais de Psicologia, o nosso serviço, o nosso trabalho e a nossa missão é nunca esquecer que o nosso fazer é para promover vida e não exclusão”, afirmou o docente.

Importância da educação pública

A oradora da turma, Jolorena de Paula Tavares, destacou o apoio recebido de familiares e amigos para a jornada acadêmica e a importância da educação pública. “Para que esse dia chegasse, contamos com a ajuda de muitos, pois sozinhos não conseguiríamos, ou caso conseguíssemos, tudo teria sido mais difícil. Então, esse é o momento de agradecer aos nossos cuidadores (mãe, pai, ou outra figura que exerceu a função do cuidado), que nos proporcionaram parte do nosso desenvolvimento enquanto pessoas, nos ensinando diversas habilidades que vamos usar em toda nossa vida, aspectos como autonomia, protagonismo e respeito foram incialmente desenvolvidos no nosso ambiente familiar por nossas mães e pais, os quais sempre procuraram nos colocar como prioridade em suas vidas. Todos os formandos aqui presentes também querem ressaltar a importância deste espaço de construção de saber que é a universidade pública. Infelizmente, vivemos em uma conjuntura de desmanche de alguns direitos já conquistados como a educação pública. Ressalto que sem este lugar de possibilidades, muitos de nós não estaríamos aqui hoje com o capelo na cabeça”, discursou.

 Confira a lista completa de formandos:

1. ALICE THAYNA ROCHA NUNES

2. BÁRBARA ALCÂNTARA AQUINO SANTOS

3. BRENDA ISABELLY DOS SANTOS LOPES

4. CAROLINE MARTINES DE SOUZA

5. DANIEL CERQUINHO LIMA

6. DANIEL RIBEIRO ARTEIRO

7. HENRIQUE DE ARAÚJO MARTINS

8. JOLORENA DE PAULA TAVARES

9. LAYZA KAMILA ALMEIDA MAR

10. LUCAS DE ALMEIDA FILIZOLA

11. LUZIANE DOS SANTOS SILVA LEITE

12. MARINA HOMRICH ZILLI

13. MARLINDA MARIA CUNHA DUTRA

14. MAYARA PINHEIRO SOARES

15. RICARDO GATTO UMPIERRE

16. RITA DE CÁSSIA DA SILVA CARDOSO

17. ROSA MIRTES ARAUJO

18. VERONICA LETÍCIA SANTANA MALVEIRA

registrado em:
Fim do conteúdo da página