Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau para 18 formandos da Faculdade de Informação e Comunicação
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau para 18 formandos da Faculdade de Informação e Comunicação

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h34 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 18h32 | Acessos: 1103

Na noite desta quarta-feira, 01 de junho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) outorgou grau para 18 formandos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social- Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, localizado no setor Sul do campus sede e foi presidida pelo pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Oliveira de Menezes. 

Fizeram parte da Mesa de Honra o diretor da FIC, professor Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues; o paraninfo da turma do curso de Arquivologia, docente Rodolfo Almeida de Menezes; a paraninfa e  homenageada com o nome da turma  do curso de Biblioteconomia, professora Kátia Viana Cavalcante; a paraninfa da turma do curso de Comunicação Social-Jornalismo, professora Ítala Clay de Oliveira Freitas; a paraninfa da turma do curso de Relações Públicas, professora Aline Ferreira Lira; a coordenadora acadêmica da Faculdade de Comunicação e Informação, professora Guilhermina de Melo Terra; o homenageado com o nome da turma de Arquivologia, professor Marcelo Kosawa da Costa Nogueira de Siqueira; o homenageado com o nome da turma de Relações Públicas, professor Israel De Jesus Rocha; e a homenageada com o nome da turma de Comunicação Social-Jornalismo, professora Maria da Conceição de Lima Derzi (In Memorian).

Em seu pronunciamento, o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Oliveira de Menezes, lembrou que pertencer a uma instituição centenária e referencial como a Ufam é construir uma experiência galgada na possibilidade do diálogo entre o Ensino, Pesquisa e Extensão. “É trabalhar de uma maneira cotidiana com o magnífico universo de conhecimento que cada professor, cada técnico- administrativo, cada membro da comunidade universitária tem a nos oferecer. Não há brilhantismo no mundo sem diálogo e sem a possibilidade do debate e vocês puderam viver isso nos cursos da FIC. A Ufam, uma instituição central para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental sob as mais variadas áreas, está em todos nós, está em cada um de vocês, responsáveis por levar o nome da instituição para a sociedade”, destacou.        

Cerimônia

A oradora e bacharela, Emille Cristine Almeida Queiroz, em nome dos cursos, relembrou a trajetória dos colegas dentro do campus com momentos de dor, por causa da pandemia, e a alegria do reencontro. “Sem dúvidas, este é um dos momentos mais aguardados por todos nós. É impossível descrever tudo que aconteceu conosco nesse período. Sou incapaz de dimensionar o turbilhão de sentimentos, aflições, crenças, desesperos, a dor da distância, choro a cada renúncia, as videochamadas longas, as vitórias regadas de lágrimas e risos. Chegamos aqui com a certeza que nunca estivemos sozinhos apesar de muitas vezes parecer que sim. Fomos corajosos e a coragem nos fez valentes. Aos professores, quero dizer que jamais esqueceremos de seus ensinamentos e da inspiração que transmitem com brilho nos olhos. Fechamos esse ciclo com a certeza que colamos grau sendo pessoas melhores do que quando iniciamos essa jornada cuja trajetória não se encerra aqui. Somos gratos por tudo e a todos que tornaram esse momento possível”, enfatizou.        

Segundo a paraninfa dos cursos, professora Ítala Clay de Oliveira Freitas, as responsabilidades dos egressos são imensas, já que todos queremos um mundo melhor, mas não são maiores que as suas capacidades. “Sabemos das competências e habilidades dos nossos formandos. Nós, verdadeiramente, acreditamos em vocês. Por isso, neste dia tão importante, devemos celebrar a vida acadêmica de vocês ou pelo menos uma parte dela. Hoje, encerra-se um ciclo para começar outro e sempre que quiserem voltar para a Ufam, voltem. Vocês terão abrigo para renovar as forças e construir mais momentos de felicidade. Celebrem a vida, celebrem as suas conquistas”, lembrou.        

Para o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), professor Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues, o retorno das colações presenciais nos lembra que somos sobreviventes e nada melhor do que celebrar as vitórias dos egressos da Ufam. “Nestes mais de dois anos de pandemia, a Ufam continuou funcionando e dando respostas à sociedade, embora não estivéssemos nos encontrando presencialmente. Fomos obrigados a aprender a trabalhar de forma remota e agora estamos aprendendo a retornar para recebê-los. Conseguimos Somos sobreviventes e a Ufam também é uma sobrevivente. Este é o momento em que vocês, formandos e formandas, deixam de ter uma matrícula ativa, mas a Universidade jamais deixará de fazer parte da vida de vocês. A Ufam chega até a sociedade por meio de vocês e confiamos que vocês serão agentes de transformações. Defendam a casa de vocês. Aqui se produz Ciência e foi essa Ciência que nos deu a saída da pandemia. Fiquem sempre ao lado de uma educação pública, gratuita e de qualidade”, finalizou.    

FORMANDOS DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

  1. DAVI FRANK SOUZA DE ANDRADE
  2. EMILLE CRISTINE ALMEIDA QUEIROZ
  3. ROBERTO DOS SANTOS SILVA FILHO

FORMANDOS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

  1. DANIELLE CHAVES CARMIM
  2. KAREM CRISTINA MOREIRA DANTAS

FORMANDOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO

  1. ALICE ALMEIDA DE OLIVEIRA
  2. CARLOS WILLIAM CAMPOS SOARES
  3. KEVIN CARLOS DOS ANJOS MORAES
  4. LETICIA MISNA RODRIGUES DE MENEZES
  5. RAYANNA SIMOES E SOUZA
  6. WALTER FRANCO RODRIGUES CARVALHO

FORMANDOS DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

  1. ADJANE AIRES ANGELIM
  2. AMANDA KAREN SOUZA BARROS DE BRITO
  3. MARYANE CARVALHO MAIA
  4. MATHEUS DIOGENES LEAO
  5. RICARDO RAMOS
  6. RITA DE CASSIA HOLANDA DA COSTA
  7. VANESSA GOMES LORENSKI
registrado em:
Fim do conteúdo da página