Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e IMMU alinham Termo de Cooperação Técnica

Ufam e IMMU alinham Termo de Cooperação Técnica

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 15h13 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 18h01 | Acessos: 1068

Tendo como motivação o retorno às atividades presenciais, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana da Prefeitura Municipal de Manaus (IMMU/PMM) reuniram na manhã desta terça-feira, 5, no gabinete da Reitoria para alinhar sobre medidas necessárias e garantir o atendimento à comunidade com qualidade e de maneira integral. O encontro teve a participação do reitor, professor Sylvio Puga e o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Além do tópico mobilidade urbana, que se dá por meio de linhas de ônibus que atuam no campus, os gestores das instituições debateram sobre a necessidade de promover campanhas de conscientização, considerando a ocorrência de atropelamento de animais silvestres e educação para o trânsito, por exemplo.

Falaram ainda sobre a implementação de ciclofaixas, áreas de acessibilidade e abertura de vagas de estágio no IMMU, voltadas a alunos da Ufam.

O Termo de Cooperação Técnica será planejado mediante avaliação de todas as perspectivas diante do maior complexo verde em área urbana no Estado em uma comunidade que transitam ao menos 17 mil pessoas, diariamente, frisou o reitor.

"Essa reunião, na qual falamos sobre várias temáticas, é o ponto inicial para a construção das tratativas que deverão resultar em acordo de cooperação técnica. Nossos pesquisadores e nossa comunidade poderão contribuir e certamente será a principal beneficiada", finalizou Sylvio Puga.

Na ocasião, o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Marins, observou a possibilidade de instituir uma diversidade de parcerias. “Saímos daqui bastante satisfeitos. Nós temos um campo muito grande para avançarmos, principalmente naquilo que diz respeito ao aproveitamento dos acadêmicos para constituirmos o Termo de Cooperação Técnica, a partir da utilização dos acadêmicos junto a nossa equipe técnica. Nós começamos a construir cenários de avaliação de mobilidade, a partir da avaliação para novas proposições.

Sobre a circulação dos ônibus coletivos no campus, o retorno ocorrerá de forma gradativa. "Estamos disponibilizando a nossa equipe técnica trabalhar com a Universidade para que tudo aquilo que for preciso possa ser suprido dentro daquilo que temos disponível e nos horários que precisarem. Hoje temos uma entrada e saída para que o atendimento seja realizado nesses horários, finalizou o diretor-presidente do IMMU.

O reitor agradeceu a presença de todos na reunião e disse que o encontro foi articulado pelo docente aposentado da Faculdade de Medicina, professor Menabarreto Segadilha França, e que todas as pautas que envolviam o IMMU já estavam em tratativas que seriam levadas para os setores da Universidade para viabilização do acordo de cooperação técnica.

Além do reitor, professor Sylvio Puga, estiveram presentes a reunião, o assessor ambiental da Ufam, professor Marcelo Gordo, diretor da FEFF, professor João Libardoni , a pró-reitora adjunta, Vanessa Aguiar Ferreira, diretor presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, Ronaldo Pontes Ferreira (DSC/FM/Ufam), Carlossandro C. Albuquerque (UEA), Marcos Castro (Geografia/Ufam), Rubem César (Cdeam), Menabarreto Segadilha França (professor aposentado), Almir Menezes (Proext), Heliana Nunes Feijó  (DSC/Ufam), Karime Bentes (Daest), Guilherme (Geografia/Ufam), Said Souza (Semsa).