Página inicial > Notícias Destaque > Vice-reitora da Ufam confere grau a formandos da Faculdade de Ciências Agrárias

Vice-reitora da Ufam confere grau a formandos da Faculdade de Ciências Agrárias

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 14h16 | Última atualização em Terça, 21 de Setembro de 2021, 14h26 | Acessos: 728

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A vice-reitora da Universidade Federal do Amazonas conferiu na manhã desta terça-feira, dia 21, a outorga de grau à distância aos formandos de Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Agronomia e Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), referente ao 1º semestre de 2020.

A sessão solene foi presidida pela vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, o paraninfo, homenageado com o nome da turma e diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Carlos Victor Lamarão Pereira. Fizeram parte da mesa de honra à distância da solenidade o paraninfo do curso de Agronomia, professor Silfran Rogério Marialva Alves, a paraninfa do curso de Engenharia de Pesca, professora Sanny Maria de Andrade Porto e a paraninfa do curso de Zootecnia, professora Kaliane Nascimento de Oliveira.

Também participaram da solenidade o patrono do curso de Agronomia, professor Ari de Freitas, o patrono do curso de Engenharia de Alimentos, professor Wenderson Gomes dos Santos, o patrono do curso de Engenharia de Pesca, professor Esner Robert Santos Magalhães; a patronesse do curso de Zootecnia, professora Expedita Maria de Oliveira Pereira; o homenageado com o nome da turma de Agronomia, professor Ernesto Oliveira Serra Pinto; a homenageada com o nome da turma de Engenharia de Pesca, professora Marle Angelica Vilacorta Correa e a homenageada com o nome da turma de Zootecnia, professora Luciana Souza Aguiar e Sousa.

A oradora das turmas, a bacharela Anne Caroline Gouvea Ferreira, destacou a difícil história de vida dos estudantes. “Infelizmente não estamos formando como nós queríamos, com o auditório Eulálio Chaves cheio, com as famílias presentes, os amigos. Esta solenidade, e neste formato, encerra mais um capítulo de nossas vidas. Olhem para trás e lembrem esses cinco anos que passamos na Ufam. Lembro das noites que passei em claro, estudando para as provas, fazendo trabalhos, me preparando para as pesquisas de campo. Essas histórias construíram muitos feitos em nós, que vão marcar nossas vidas. São estas histórias que nos restam. Sinto falta daquela comida que custa R$ 1,20 que ajudou muito. Grande parte dos alunos da Agronomia são do interior e sofrem para vir estudar em função das condições econômicas e sociais, mas que são acolhidos pela Universidade, pelos colegas, professores, técnicos, entre outros também. Espero que para vocês tenha sido uma válvula de escape vir estudar na capital. Foi pra mim. Vamos aproveitar o máximo este dia”, afirmou.

O paraninfo da turma de Agronomia, professor Silfran Rogério Alves, agradeceu por ter sido escolhido o paraninfo da turma e desejou sorte a todos. “Agradeço por ser o paraninfo da turma de Agronomia e fiquei emocionado pela escolha. Nessa hora de despedida desejo felicidades a vocês. Vocês escolheram uma atividade muito importante, principalmente, neste momento conturbado do mundo. Foi esta atividade que não podia parar na pandemia. Não se deixem contaminar pela sensação do mercado de trabalho, mas pelo amor à profissão. A Ufam ofereceu a vocês não só o aspecto técnico, mas também os aspectos éticos da profissão. Sejam jovens sempre porque os jovens conseguem adaptar-se às mudanças. O mundo muda intensamente por isso estejam sempre preparados para mudar. Não fiquem velhos, permaneçam jovens. Parabéns a todos”, destacou.

O diretor da FCA, professor Carlos Victor Lamarão, destacou a importância do dia para os discentes. “Hoje é um momento de festa, de sonhar. Temos orgulho de fazer parte da vida de vocês. A FCA e Ufam estarão  de portas abertas pra vocês quando quiserem voltar para o mestrado ou até mesmo para nos visitar. Nunca deixem de acreditar em vocês porque vocês receberam a melhor formação por meio da Ufam. Quando a gente deixa de sonhar a gente deixa de viver. Vivam intensamente a profissão que escolheram e com ética e uma formação de qualidade vocês irão conquistar o mercado”, ressaltou.

A vice-reitora da Ufam, Therezinha Fraxe, afirmou que esse é um dos momentos mais importantes da nossa vida. “Esse é um dos momentos mais importantes da nossa vida. O dia da colação de grau representa todo um esforço para chegar aqui. Fiz questão de presidir essa solenidade porque sou filha da FCA. Minha história se confunde com essa unidade acadêmica. Quando entrei só existia o curso de Agronomia. Sou grata pelo que a Instituição me ofereceu ao longo destes anos. Agora vocês pensam na vida profissional e como tudo vai ocorrer. Pensem que vocês formaram na melhor universidade da região e isso pesa no mercado de trabalho. Estamos neste momento aqui nessa transmissão sem energia, mas estamos aqui à luz do celular porque acreditamos em vocês. É difícil sair de um grupo, mas vocês tem que pensar que nós estamos sempre na vida de vocês. Essa parceria é pra sempre”, disse.

FORMANDOS DO CURSO DE AGRONOMIA

1. ANNE CAROLINE GOUVEA FERREIRA