Página inicial > Notícias Destaque > Ufam abre inscrição para seleção de bolsistas para ‘Bolsa Monitoria de Inclusão e Acessibilidade’

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 17h26 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 17h26 | Acessos: 1654

Por Juscelino Simões e Aldinea de Paula (Proeg)

Por meio da Comissão de Inclusão e Acessibilidade, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado para Bolsa Monitoria de Inclusão e Acessibilidade para os campi de Manaus, Itacoatiara e Parintins. O objetivo do edital  nº 016/2021 é atender os alunos portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superinteligentes, de acordo com as diretrizes do Decreto nº 7.611/11, da Presidência da República que dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.

Para participar o discente deve atender aos seguintes requisitos gerais: estar regulamente matriculado (a) em disciplinas no semestre letivo 2020/2, de curso de graduação presencial da Universidade Federal do Amazonas; ter disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas semanais; para a Bolsa Monitoria de Inclusão e Acessibilidade Sala de Aula/Extraclasse para o curso de Letras-Libras, o aluno deverá ter curso/conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. Sobre esse requisito será aplicado o critério de desempate e de dois pontos iniciais somados ao total de sua pontuação; não estar inadimplente com qualquer programa de bolsa acadêmica/assistência estudantil; não receber quaisquer bolsas disponíveis na Ufam ou de outras instituições referentes à assistência estudantil, incluindo de atividades de ensino, pesquisa e extensão, inclusive provenientes de estágios ou renda de emprego formal; para a Bolsa Monitoria de Inclusão e Acessibilidade Sala de Aula/Extraclasse, todos os códigos, a prioridade será para os discentes da mesma turma.

Entretanto, discentes de outras turmas e cursos poderão se inscrever e concorrer às vagas. Sobre a prioridade de pertencimento a turma, será aplicado o critério de desempate e de dois pontos iniciais somados ao total de sua pontuação.

As inscrições estão abertas (19 a 23 de julho de 2021), por meio dos e-mails disponíveis no edital.

Acesse aqui para ver edital