Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Renovação do credenciamento é fruto de trabalho coletivo, da iniciação científica aos resultados oriundos de pesquisa de pós-doutorado
Início do conteúdo da página

Renovação do credenciamento é fruto de trabalho coletivo, da iniciação científica aos resultados oriundos de pesquisa de pós-doutorado

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 11h30 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 17h19 | Acessos: 1126
A medida oferece diversas vantagens e benefícios à Universidade como a participação em editais do órgão
 
 Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam
 
O parecer favorável foi concedido no último dia 7 de maio e é válido pelos próximos cinco anos. O procedimento é realizado a cada quinquênio e serve para manter a Ufam apta a participar das ações realizadas pelo Conselho.
 
Uma das maiores instituições de fomento à pesquisa científica do País, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é responsável por inúmeras iniciativas que beneficiam as instituições por ele cadastradas, como é o caso da Ufam. Entre as ações estão o financiamento de bolsas de iniciação à pesquisa, de incentivo à pós-graduação e isenção de impostos na importação de bens a serem utilizados em pesquisas científicas e tecnológicas. 
 
"O recredenciamento da nossa Ufam é um feito importante para a Instituição pois nos garante a regularidade da nossa relação com um dos principais órgãos de fomento à pesquisa e à inovação tecnológica no nosso País. Parabenizo os nossos pesquisadores, porque os dados que balizam esse novo credenciamento são fruto de trabalho coletivo, iniciados na iniciação científica e que alcançam até os pós-doutorados. Devemos celebrar", frisou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, enaltecendo as ações de fortalecimento da política de pós-graduação.
 
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Selma Baçal, disse que manter a nossa Instituição, a Ufam, credenciada junto ao CNPq é importante em termos de reconhecimento da legitimidade da Instituição de pesquisa. "O CNPq como uma agência importante, a mais importante do País, que avalia o trabalho de pesquisa e promove o apoio a pesquisa científica no Brasil", avaliou.

De acordo com a pró-reitora, para obter o credenciamento é necessário pleitear junto ao CNPq por meio de formulário próprio, prestando informações sobre todos os grupos de pesquisa que a  Ufam possui - são mais de 280 grupos de pesquisa certificados -, quantidade de professores e pesquisadores doutores, também o trabalho institucional feito com os projetos de iniciação científica e os trabalhos de pesquisa ao longo da sua existência.

Tudo é lançado na plataforma Carlos Chagas e, então, é aguardar o parecer.  "A solicitação vinha sendo tratada desde 2019, e com a pandemia, as coisas ficaram mais lentas, mas enfim o Recredenciamento Institucional foi feito com êxito. Isso é importante para a Ufam porque a mantém no cenário nacional como instituição reconhecida no âmbito da pesquisa e da pós-graduação no Brasil", completa a pró-reitora.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página