Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Em solenidade online, Ufam inaugura segundo campus na cidade de Coari
Início do conteúdo da página

Em solenidade online, Ufam inaugura segundo campus na cidade de Coari

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 18h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Março de 2021, 18h00 | Acessos: 4338

A comunidade acadêmica do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam), localizado em Coari, a partir do dia 29 de março, terá o segundo campus, o bloco de Ciências da Saúde. O prédio fica localizado no bairro Nazaré Pinheiro, tem uma área total de 26 mil m², doada pela Prefeitura de Coari, e possui quatro pavimentos. A solenidade de inauguração ocorreu na tarde de hoje, 29, de forma remota. 

Ao todo, foram investidos mais de R$ 6 milhões em 11 salas de aula, um auditório, uma biblioteca, duas salas de estudo, cinco laboratórios, uma sala de esterilização, um laboratório de anatomia a seco, um laboratório de realidade simulada, sete salas dos professores, uma sala de telessaúde, oito salas administrativas, uma sala de convívio para servidores, quatro salas técnicas, hall de convivência, uma reprografia, uma sala de treinamento Anamnese, um centro acadêmico, uma cantina, oito banheiros, uma sala de manutenção, dois almoxarifados e  dois depósitos. O ISB atende cerca de 1400 alunos matriculados e mais de 140 servidores efetivos. 

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, uma das demandas da comunidade acadêmica da cidade era a conclusão da construção do bloco de Ciências da Saúde. “Hojé é um momento de júbilo, celebração e festa. Entregamos à sociedade de Coari e do Médio Solimões mais um espaço público destinado a apoiar a população dos municípios da região. O prédio está a serviço dos nossos cursos da área de saúde, portanto a serviço da comunidade em geral. Entendemos que cada unidade acadêmica da Ufam no interior do Amazonas tem um papel estratégico no atendimento das demandas regionais. Nós temos muito orgulho da história que a Ufam vem construindo em Coari e a partir de agora, vamos começar a escrever um um novo capítulo, a partir da inauguração do bloco de Ciências da Saúde”, enfatizou.

A diretora do ISB, professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, explicou que a obra era muito esperada pela comunidade acadêmica do Médio Solimões. “Foi uma edificação que começou em 2017, a partir da implantação de mais um curso superior no ISB, o Curso de Medicina, com objetivo de formar médicos generalistas que possam atender às regiões remotas do interior do Amazonas. Além disso, o novo prédio virá sanar a necessidade por espaço físico para melhor alocação das atividades acadêmicas e administrativas do Instituto de Saúde e Biotecnologia, campus Coari. Hoje, o ISB oferece à região do Médio Solimões sete cursos, a saber, Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, os quais estão distribuídos em dois blocos no campus I. Com a entrega da nova edificação, o campus II, poderemos oferecer melhores acomodações e instalações acadêmicas e administrativas para todos os servidores e discentes do Instituto, possibilitando assim melhoria nos ambientes de ensino, pesquisa, extensão e administração para toda comunidade Universitária”, destacou. 

A professora também lembrou que com a entrega do segundo campus, novos laboratórios constituirão sua estrutura, como por exemplo, o Laboratório de Realidade Simulada, importante espaço para atividades acadêmicas práticas para os alunos do curso de Medicina, assim como a sala de Telessaúde que atualmente é uma ferramenta muito utilizada para o ensino e serviço na área da saúde,. “Espaços estes de suma importância para a aprendizagem, garantindo a qualidade do ensino. A nova estrutura física está sendo recebida pela comunidade acadêmica com muito carinho e expectativa, vislumbrando a possibilidade de adequação de espaços para instalação de cursos de Pós Graduação no ISB, atendendo ainda mais as demandas da população da cidade de Coari e municípios circunvizinhos com a oferta de ensino Público e de qualidade pela Universidade Federal do Amazonas”, disse.

O projeto pedagógico do curso de Medicina tomou como base as novas diretrizes curriculares para o curso de medicina instituída em 20 de junho de 2014, apresentando uma concepção de formação profissional para a área médica fundamentadas na formação médica generalista, humanista, crítica, reflexiva e ética com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde através de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana e da saúde integral do ser humano.

O coordenador acadêmico do curso de Medicina, professor Luiz Fernando Passos, lembrou que apesar das dificuldades da pandemia, o curso vive um momento de avanços. "A instalação física que nós recebemos hoje, sem dúvidas, vai impulsionar o curso. A perspectiva é boa e o dia é de festa. Entendemos que o curso de Medicina de Coari é uma das formas de trazer cidadania, respeito e dignificação às pessoas que vivem no interior do Amazonas”, ressaltou.   

Sobre a Obra

A prefeita da Ufam, arquiteta Carmem Silvia Viana Guimarães, explicou, que além da área construída, a infraestrutura do segundo campus tem estacionamento com capacidade de 106 vagas.“ O ISB receberá um upgrade muito importante no que diz respeito à estrutura física. A obra passou  alguns percalços mas tanto a Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm) como a Prefeitura do Campus empenharam todos os esforços necessários para conseguirmos concluir esta obra”, enfatizou. 

O diretor do Departamento de Engenharia da Prefeitura Universitária, servidor Milton Gomes de Oliveira Júnior, detalha as etapas da obra. “A edificação tem a seguinte ordem: Terraplanagem, locação da obra, infraestrutura, superestrutura do Bloco em conjunto com SPDA e cobertura; Alvenaria e revestimento em conjunto com as instalações de elétricas, hidrossanitárias e lógica; esquadrias, revestimento cerâmicos e instalação do elevador. Pintura e acabamentos. Em concomitância, foram executados os serviços para construção da subestação, reservatório e ETE, estacionamento e guarita”, acrescentou.

O diretor informou também que o ISB possuirá, em seu dois campus, área construída de 11.924,42m². “O primeiro Campus, localizado na Estrada Coari-Mamiá, alocada em terreno com área de aproximadamente 37 mil m² e área construída de 7,5 mil m². São três edificações de dois pavimentos com área construída de 2.104,48 m². O segundo campus, objeto a ser inaugurado, conta com área construída de 4506,82 m²”.

ISB 

O Instituto foi instituído no dia 25 de novembro de 2005, por meio da resolução nº 020/2005/Consuni/Ufam, como resultado da política de interiorização e ampliação das atividades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Há 14 anos, desde sua implantação, oferta os cursos de Licenciaturas duplas em Ciências: Matemática e Física, Ciências: Biologia e Química e cursos de bacharelados em Biotecnologia, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem. O curso de Medicina foi implantado no segundo semestre de 2016, tendo início ao ano letivo em 21 de setembro de 2016. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página