Página inicial > Notícias Destaque > Consulta à Comunidade Universitária para a escolha de reitor e vice-reitor da Ufam (gestão 2021/2025) será realizada nos dias 10 e 11 de março

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 16h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 09h19 | Acessos: 3234

Candidatos interessados em concorrer à reitoria devem requerer inscrição até as 17h do próximo dia 23 de fevereiro

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária para o cargo de Reitor (a) e Vice-Reitor(a) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulga, através do Edital 001/2021, a abertura do processo de consulta para escolha dos dirigentes da Ufam para o quadriênio 2021-2025.

Sobre a Comissão
Composta por doze membros da comunidade universitária, de diversas unidades acadêmicas, entre elas Faculdade de Educação, Faculdade de Letras e Faculdade de Ciências Farmacêuticas, compete à Comissão de Consulta coordenar o processo de inscrição de candidaturas; decidir sobre a inscrição de candidatos (as), de acordo com as normas vigentes e divulgar, pelas redes sociais das entidades apoiadoras da Consulta e da Ufam, as informações dos candidatos inscritos.

A presidente da Comissão, professora Iolete Ribeiro, da Faculdade de Psicologia (Fapsi/ Ufam), reconhece o empenho da equipe de trabalho e a colaboração de diversas entidades para que a condução do processo eleitoral na Universidade tenha êxito. “Adua, Sintesam, União Estadual dos Estudantes e Associação dos pós-graduandos estão empenhados na realização de uma consulta que expresse a vontade da comunidade universitária em um processo transparente e com lisura”, enfatizou.

Período de inscrições
Ela também destaca que os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição no processo eleitoral, que vai até o próximo dia 23 de fevereiro. “Os interessados em candidatar-se devem, mediante requerimento dirigido à Comissão da Consulta, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., realizar inscrição por chapa, com indicação conjunta dos candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor, no período de 18 até as 17 h do dia 23 de fevereiro de 2021”, ressaltou a presidente da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.

Candidaturas

Podem candidatar-se aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) os(as) docentes da Universidade Federal do Amazonas que estejam na condição funcional de professor(a) titular, professor(a) associado(a), ou que sejam portadores(as) do título de doutor(a), neste caso, independentemente do nível ou classe.

Votação virtual
Pela primeira vez a votação será realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária.Segundo o diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Jorge Carlos Magno, a infraestrutura necessária para a realização do pleito está sendo montada a partir da utilização do Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas - SAELE. “É um sistema disponível no Portal de Software Público do Governo Federal desde 2011, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e que já possui uma consolidação de anos no aspectos de transparência, imparcialidade, versatilidade e segurança, já experimentada pela nossa instituição na recente eleição dos membros dos Conselhos Superiores”, explicou o gestor.
Para a votação eletrônica que irá ocorrer nos dias 10 e 11/03/2021, serão disponibilizados link e informações nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam).
Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária. Se nenhuma chapa alcançar o índice previsto neste item, será realizada eleição em segundo turno, nos dias 24 e 25 de março, concorrendo as duas chapas mais votadas e será considerada eleita, em segundo turno, a chapa que obtiver o maior percentual de pontos, conforme estabelecido no Regimento da Comissão

Eleitores
Estão aptos a votar docentes ativos(as) admitidos(as) até 31 de janeiro de 2021 (efetivos, substitutos, visitantes e voluntários); docentes aposentados(as); técnico-administrativos(as) em educação ativos(as) admitidos(as) até 31 de janeiro de 2021 e técnico-administrativos(as) em educação aposentados(as), além de discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, regularmente matriculados(as) até 31 de janeiro de 2021.
A divulgação da lista de votantes e ajustes junto às Pró-Reitorias será realizada no dia 25 de fevereiro

Validação de credenciais
De 03 a 08/03/2021 será o período de validação das credenciais da Comunidade Acadêmica. O (a) eleitor (a) deverá acessar o link específico de sua categoria e, após sua identificação por meio de CPF, aplicará sua senha Ecampus, adentrando à cédula virtual de votação, onde processará seu voto com a devida confirmação. O nome do(a) eleitor(a) deverá constar obrigatoriamente na lista de participantes da Consulta no segmento correspondente.
A recepção de votos ocorrerá no período de 9h do primeiro dia até as 19h do segundo dia de votação, em ambos os turnos (caso haja segundo turno).

Cronograma
Segundo o cronograma da Consulta à Comunidade Universitária, o resultado do 1º turno está previsto para ser divulgado no dia 15 de março. Se houver segundo turno, o resultado do respectivo turno será apresentado no dia 25 de março. O resultado final da consulta será publicado no dia 29 de março e a divulgação do resultado tanto à Comunidade Acadêmica quanto ao Conselho Universitário (Consuni) será realizada no dia 29 de março. Para mais informações, acesse o Edital de Abertura; o Regimento e o Requerimento de Inscrição.