Página inicial > Notícias Destaque > FAPSI empossa nova direção quadriênio 2021/2025

FAPSI empossa nova direção quadriênio 2021/2025

Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h23 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 09h30 | Acessos: 1106

A nova direção da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/Ufam) tomou posse na tarde desta quarta-feira, 17, em transmissão on-line pelo Canal Ufam, no youtube. O reitor, professor Sylvio Puga, nomeou a professora Ana Cristina Fernandes Martins como a nova gestora da Fapsi.

A nova diretoria é composta, além da diretora, professora Ana Cristina Fernandes Martins, também pela coordenadora acadêmica, professora Iolete Ribeiro da Silva e da coordenadora administrativa, TAE - Rosely Pedraça de Azevedo Pereira. Na ocasião, foi realizada a leitura curricular de cada membro e, em seguida, feito o compromisso de bem e fidelidade para o exercício dos cargos que foram nomeadas.

A coordenadora administrativa, Rosely Pereira, relatou sua trajetória desde quando ingressou na Universidade e a sua qualificação consolidada com especializações e mestrado em Engenharia da Produção. Após nomeação como TAE e lotada na FAPSI disse que “foi muito bem acolhida por todos”, e continua, “lá encontrei um ambiente agradável, harmonioso, colaborativo e de respeito, o que me deixou confortável e confiante. E, hoje, confesso que aquela unidade tornou-se a minha casa.”

A coordenadora acadêmica, professora Iolete da Silva, em seu discurso, falou da importância do engajamento, no sentido de união em momento difícil que estamos passando na pandemia da covid-19, e deu ênfase ao acolhimento de pessoas necessitadas do apoio psicológico. Para ela, o momento é de felicidade, mas ao mesmo tempo de reflexão e de manifestação de solidariedade às famílias que perderam seus parentes e que estão vivenciando sofrimento em decorrência da pandemia. “Isso também é um motivo que nos mobiliza mais ainda e nos dá mais força para entendermos o papel da Universidade perante a sociedade”, completou.

A nova gestora, professora Ana Cristina Martins, em seu discurso, prestou solidariedade à comunidade acadêmica da Universidade que passou pela covid ou que perderam seus familiares e amigos em decorrência da gravidade da pandemia. Ao assumir o cargo, Martins afirmou em dará continuidade aos trabalhos da direção anterior, mas com o desafio de consolidar a Faculdade como espaço democrático, de produção de saberes, de práticas transformadoras visando manter os compromissos éticos e políticos junto a sociedade amazonense. A nossa intenção durante esses quatro anos é dá segmento ao processo de gestão democrático que tem todo um histórico de produção no âmbito do ensino, pesquisa e da extensão na graduação, e também na pós-graduação. Portanto, é uma caminhada coletiva”, completou.

Dentre as demandas da nova gestão está a entrega do novo prédio da faculdade que, segundo a nova gestora, será bem planejado. “O prédio é a primeira exigência para podermos ampliar os nossos trabalhos”, disse.

O reitor finalizou a cerimônia de posse saudando a composição da mesa compostos pelos membros da nova gestão e também pela professora Lygia Ferraz. Ele relatou as circunstâncias vivenciadas por cada uma das empossadas, como também deu destaque a infraestrutura com a entrega do prédio da Faculdade em comemoração dos 25 anos do curso. “A Fapsi, cada vez mais, irá conquistar o lugar da excelência dentre os Cursos de Psicologia da Região Norte, assim como em todo o Brasil".

Estou muito feliz de estar nesse momento de celebração. A gente chama de posse por uma questão formal, mas é uma questão de celebração. Então, no momento, nosso coração está triste por perdas, mas há esperança de vermos pessoas comprometidas com a nossa instituição que tem uma trajetória ilibada, e a administração superior se coloca à disposição para continuar um trabalho em momento difícil. Só tenho a parabenizar cada uma e lhes dizer que nós continuamos à disposição para com essa parceria para trabalharmos juntos. Eu tenho a certeza que o ano de 2021 irá ser de “virada de chave” para a Fapsi, porque teremos o prédio novo e com condições, é claro, novos desafios serão colocados para a comunidade da Faculdade de Psicologia”, encerrou o reitor.