Página inicial > Notícias Destaque > PCU instala 100 totens para álcool em gel e sinaliza campus universitário com orientações de distanciamento social

Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 14h35 | Última atualização em Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 15h00 | Acessos: 1401

A previsão é que a ação seja concluída em todo o campus até dia 10 de março

Os setores Norte e Sul do campus universitário, desde o final do mês de janeiro, estão recebendo sinalização de orientação de distanciamento social e a instalação de 100 totens para álcool gel. A ação, coordenada pela Prefeitura do Campus (PCU), atende as medidas sanitárias previstas no Plano de Biossegurança da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ao todo, foram investidos cerca de R$1,4 milhões.

A sinalização abrange todas as edificações incluindo administrativo, laboratórios, salas de aula, copas, banheiros, auditórios, área de lazer, cantinas, quadras, paradas de ônibus, etc. De acordo com a prefeita do campus, arquiteta Carmem Silva, a previsão é que até o dia 10 de março todas as unidades estejam sinalizadas. “Mesmo não havendo previsão de retorno, a PCU está deixando a Universidade preparada para quando estiver autorizada a voltar. Além das sinalizações, no dia 11 de fevereiro, recebemos 60 totens de álcool em gel e até dia 13 de fevereiro está previsto a chegada de mais 40 unidades para serem destruídos na Universidade”, enfatizou.

A arquiteta e urbanista da PCU, Simone César, informou que além da instalação dos 100 totens iniciais já em andamento, o serviço total inclui mais 176 totens que estão sendo confeccionados. “Os prédios do setor Sul estão bem adiantados, inclusive, com a sinalização das paradas de ônibus já finalizadas. No setor Norte, a reitoria, o Centro de Convivência, as paradas de ônibus, áreas de lazer e as cantinas, esses dois últimos de todas as Faculdades do setor, estão sendo sinalizados nesta semana. A previsão é de serem concluídos até dia 12 de fevereiro. Lembro, também, que os totens distribuídos pelo campus permanecem protegidos com a capa plástica aguardando uso, mesmo depois de fixados nos lugares marcados”, explicou.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (Progesp/Ufam/DSQV), Ronaldo Vitoriano Bastos, a sinalização lembra de forma explícita a necessidade de manutenção do distanciamento social e da higiene das mãos. “A sinalização é um dos aspectos essenciais para indicar quais comportamentos são adequados no convívio social. Nossa unidade tem a funcionalidade de uma unidade de saúde muito próxima do que seria uma UBS no âmbito do SUS. Portanto, recebemos pessoas com sintomas de problemas com a saúde física e mental e o comportamento de chegada, recepção, espera, atendimentos estão passando por mudanças para reduzir os riscos de contaminação infecto-contagiosa envolvendo os nossos profissionais do serviço público e terceirizados, como os próprios usuários. Nesse sentido, a comunicação de comportamentos, via sinalização vertical e horizontal, ajuda na redução desses riscos”, finalizou o diretor.