Página inicial > Notícias Destaque > Justiça Federal determina abastecimento diário de oxigênio para o HUGV/Ebserh

Justiça Federal determina abastecimento diário de oxigênio para o HUGV/Ebserh

Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 16h26 | Última atualização em Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 17h43 | Acessos: 968

Decisão foi proferida pela juíza federal Jaiza Fraxe, acatando pedido da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Considerando o agravamento da crise no fornecimento de gás oxigênio aos hospitais do Estado do Amazonas e a elevação da demanda desse insumo decorrente do crescente número de pacientes acometidos de covid-19 atendidos pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, solicitou à Justiça Federal o abastecimento diário da carga de oxigênio do HUGV/Ebserh.

Tanque de oxigênio líquido

O pedido foi atendido pela juíza titular da 1 Vara Federal Cível do Amazonas, Jaiza Fraxe, e resultou na instalação de um tanque de oxigênio líquido de 134 polegadas, o qual reforça a produção de 30 metros cúbicos por hora da usina instalada, no último dia 20 de janeiro, nas dependências do HUGV pela empresa fornecedora de gases medicinais, White Martins. O HUGV conta também com outros 67 cilindros de oxigênio gasoso mantidos para emergências.

Iniciativa

O superintendente do HUGV/ EBSERH, doutor Júlio Mário de Melo e Lima, agradece a iniciativa da administração superior da Ufam. “A iniciativa do nosso reitor, professor Sylvio Puga, junto à Justiça Federal foi fundamental. Agora temos nosso hospital abastecido de oxigênio líquido. Isso nos tranquiliza enquanto profissionais da saúde, ao mesmo tempo em que podemos atender um contingente maior de nossos irmãos manauaras acometidos pela covid-19”, destacou o gestor.

Cenário desafiador

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destaca que a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), enquanto instituição detentora do Hospital Universitário Getúlio Vargas, em parceria com a entidade gestora da unidade hospitalar, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está sempre atenta a superar, com a maior brevidade possível, todos os desafios. “Um cenário de pandemia é muito desafiador e exige iniciativas muito céleres. Acionamos a Justiça Federal e fomos prontamente atendidos. Aproveito a oportunidade para agradecer à Justiça Federal, na pessoa da doutora Jaiza Fraxe”, declarou o reitor.