Página inicial > Notícias Destaque > Pela primeira vez, Ufam consegue certificado de registro do Exército para aquisição de produtos químicos controlados

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 17h11 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 16h35 | Acessos: 1413

A autorização de compra possibilita a continuidade de pesquisas e aulas experimentais e é fruto do cumprimento de normas rígidas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conseguiu, pela primeira vez, certificado de registro do Exército Brasileiro para a aquisição de produtos químicos controlados. A licença é concedida pelo Chefe do Setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro, mediante cumprimento dos quesitos exigidos pela Portaria  nº 56 do Comando Logístico (COLOG), de 5 de junho de 2017, que dispõe sobre procedimentos administrativos para a concessão, a revalidação, ou apostilamentos e o cancelamento de registro no Exército para o exercício de atividades com produtos controlados.

Para conseguir a licença, a Universidade percorreu o seguinte caminho: pagamento de todas as taxas exigidas, preenchimento de formulários e realização de protocolo junto ao Setor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. Houve uma fiscalização in loco e após a conformidade com as normas da Portaria, o Certificado de Registro foi emitido com validade de dois anos.

De acordo com a responsável técnica química da Ufam, docente Karime Bentes, a autorização de compra possibilita a continuidade de pesquisas e aulas experimentais e é fruto do cumprimento de normas rígidas. “A Ufam nunca teve esse certificado e isso revela o trabalho duro e sério realizado pela instituição. Tínhamos uma grande burocracia e pequeno limite de compra de produtos químicos controlados, que eram avaliados para possível autorização individualmente. Muitos professores tinham recursos de projetos aprovados e ficavam à espera de autorização para compra desses produtos controlados. Agora, as atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão que envolvem o uso desses produtos não sofrerão com esses prazos”, explicou.

A professora lembrou ainda que a solicitação foi feita com base nos pedidos dos docentes. “Fizemos uma lista daqueles produtos que a Universidade tem necessidade de compra, com a preocupação do quantitativo de compra anual ser o suficiente para atender a todas as unidades. Os produtos mais pedidos são: ácido nítrico, ácido perclórico, ácido fluorídrico, ácido metilfosfônico, nitrato de amônio, mas também incluímos a trietanolamina - produto usado na fabricação de álcool em gel. O armazenamento do material está ocorrendo sob a guarda do Departamento de Química e em seguida há o encaminhamento ao professor interessado. Entretanto, estamos em tratativa para a construção de um local exclusivo para armazenamento de produtos químicos”, finalizou.