Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > PIBIC 2020/2021- Ufam finaliza pagamentos das bolsas em 2020 e adianta o pagamento das bolsas de janeiro
Início do conteúdo da página

PIBIC 2020/2021- Ufam finaliza pagamentos das bolsas em 2020 e adianta o pagamento das bolsas de janeiro

Publicado: Terça, 22 de Dezembro de 2020, 13h28 | Última atualização em Terça, 22 de Dezembro de 2020, 13h35 | Acessos: 2994

A Universidade Federal do Amazonas realizou, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam), na semana passada, o pagamento de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2020/2021, referentes aos meses de setembro a dezembro de 2020, e o adiantamento das bolsas de janeiro de 2021. O valor total das bolsas pagas do ano vigente equivale a R$ 896.000,00 e das bolsas adiantadas é de R$ 224.000,00.

A Ufam é responsável pelo pagamento de 560 bolsas e de acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa, professor Jamal Chaar, a  manutenção e os pagamentos das bolsas realizadas traz um ambiente favorável às pesquisas. “Manter bolsistas inseridos em projetos de pesquisa é importante porque além de oportunizar a iniciação dos estudantes na pesquisa, melhora a formação e preparação para o mercado de trabalho e a continuação das atividades acadêmicas como a Pós-Graduação”, explica o diretor. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, ressaltou o ano atípico e as dificuldades que todas as instituições passaram para honrar com seus compromissos.“A Ufam, em 2020, executou todo o recurso proveniente do Programa de Apoio à Pós Graduação da CAPES e também os recursos provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em apoio à Iniciação Científica. É importante destacar que, desde 2017, a Ufam disponibiliza, com recursos próprios, 560 bolsas para apoiar os alunos de graduação na Iniciação Científica. Em 2020, mesmo com as dificuldades, conseguimos executar o pagamento de todos os bolsistas do ano de 2020 e o adiantamento do pagamento da bolsa PIBIC de janeiro de 2021 com a expectativa de que a nossa Instituição continue honrando os compromissos firmados com a comunidade acadêmica”, enfatizou.

Ao fazer uma retrospectiva das atividades da Propesp em 2020, a pró-reitora detalhou as conquistas, por meio de Editais, de bolsas junto às diversas instituições. “A Ufam conquistou 260 bolsas junto ao CNPq para a Iniciação Científica, retomamos o PIBIC/Ensino Médio com sete bolsas do CNPq e também o PIBIC/Ação Afirmativa com duas cotas de bolsas do CNPq. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas(Fapeam) manteve o seu apoio com as 440 bolsas de Iniciação Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), embora nós tenhamos solicitado uma ampliação desse quantitativo. Destacamos ainda que as parcerias com empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) renderam 455 bolsas de Iniciação Científica, especialmente, com a empresa Samsung. Fechamos o ano com 2075 alunos de graduação realizando projetos de Iniciação Científica na nossa Universidade. Agradecemos as parcerias estabelecidas com os pesquisadores da Ufam", destacou. 

No que se refere à Pós-Graduação, a pró-reitora Selma Baçal destacou o trabalho executado pelos Programas de Pós-Graduação junto ao Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação da Ufam. “Encerramos o quadriênio de avaliação da Capes, entre 2017 e 2020, com diversas ações de apoio aos Programas de Pós-Graduação, desde reuniões mensais com os coordenadores, passando por treinamento de preenchimento da Plataforma Sucupira, emissão de premiações dos melhores trabalhos dos egressos e o acompanhamento permanente de avaliação feito pela Propesp, especificamente, com a Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação (DAV) e as avaliações externas. Nossos Programas de Pós-Graduação saem fortalecidos desse quadriênio porque estão executando autoavaliações, atualizações e o planejamento estratégico necessário para a melhoria e consolidação dos Programas. Acompanhamos de perto esse trabalho bastante positivo e coroado no ano de 2020, apesar das dificuldades enfrentadas com a pandemia”, finalizou.    

   

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página