Página inicial > Notícias Destaque > XXIX Conic mobiliza pesquisadores e estudantes no formato on-line. Evento acontece até o dia 11

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h06 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 17h57 | Acessos: 1139

Em sua vigésima nona edição, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), iniciou na manhã desta quarta-feira, 9, com término para sexta-feira, 11, a apresentação de trabalhos de iniciação científica no Congresso de Iniciação Científica (Conic) no formato on-line.

O objetivo do Congresso é divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores estudantes no âmbito da graduação, oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). Pesquisadores e estudantes interessados em participar devem acessar o link: https://www.even3.com.br/xxixconic/

Em pronunciamento de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, saudou de forma especial aos discentes  participantes do XXIX Conic, pois, para o gestor, são eles a mola mestra do congresso, o qual é realizado nos mais diversos anos e edições cuja finalidade é valorizar todo o esforço dos alunos e de seus pesquisadores/orientadores para que se possa mostrar a sociedade todo esforço feito pela Universidade no sentido que a produção cientifica seja cada vez mais disponibilizada.

Segundo ele, existem na Universidade muitos docentes que há anos foram bolsistas e voluntários de iniciação científica que o fez despertar a vocação para a pesquisa e se desenvolvendo no mestrado e doutorado. O reitor disse ainda que o Conic tem um simbolismo fantástico para instituição porque é a semeadura e, a partir dele das demonstrações dos trabalhos que cada vez mais incentivamos a juventude que é tão importante para a Instituição. “Fazer o Conic de forma presencial não é fácil mas fazê-lo de forma remota exige mais desafios”, disse.

Sylvio Puga parabenizou os envolvidos na organização que entenderam o momento atípico que estamos vivenciando que se envolveram para execução no formato on-line. O reitor finalizou dizendo que o Conic é um marco de nossa Universidade. “Os senhores estão escrevendo uma página mais bonita da História de nossa Instituição porque no momento de dificuldades, o evento poderia ser adiado para o ano que vem, mas decidiram realizá-lo. Realizar mudando a sua forma mas não mudando o conteúdo que é de espírito crítico, combativo e universitário”.

O evento congrega a comunidade acadêmica da Ufam, em Manaus, e demais campi: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, no qual é possível conhecer os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na instituição no Pibic/Paic 2019/2020, que serão divulgados em forma de Resumo nos Anais do XXIX Conic que estão sendo apresentados via remota durante o período do evento, além da palestra de abertura, 15 atividades dos comitês científicos e encerramento com premiação.

As apresentações dos trabalhos de pesquisa seguem a divisão das grandes áreas, e são acompanhadas pelos seus respectivos comitês, com a colaboração de pesquisadores do CNPq. As áreas envolvidas são: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Subcomitê de Matemática, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar.

Trata-se de um evento anual que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

Na programação, a palestra de abertura intitulada “O grande desafio cientifico de 2020”, ocorrida nesta quarta, 9, teve a participação da professora de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFGRN), Janeusa Trindade de Souto. Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Glasgow na Escócia, Reino Unido (2006-2007), atua na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, principalmente nos seguintes temas: efeitos anti-inflamatórios de produtos de plantas medicinais e algas marinhas em modelos experimentais de doenças inflamatórias e autoimunes, estudo do estresse oxidativo celular em doenças inflamatórias e infeciosas.

Durante a apresentação, a docente elaborou uma linha do tempo sobre a covid-19, desde seu surgimento na China até o momento atual, falando sobre o agente causador da doença, o SARS-CoV-2, sua relação com vírus patogênicos da mesma família, causadores da SARS e da MERS. Foi apresentado também a diferença entre pacientes que fazem as formas leves e graves da doença, o que se tem de terapias e a grande corrida para o desenvolvimento de vacinas para a doença.